ADRIMAG

Temos 100 visitantes em linha
Erasmus+ Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 29 Junho 2016 10:04

 

O que é o Erasmus +?

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

Entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014 e a sua estrutura evoluiu do anterior programa Aprendizagem ao Longo da Vida, refletindo a necessidade de uma maior simplificação e racionalização, maior transparência e facilidade de acesso para as organizações e cidadão europeus. O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, nas quais se insere a Educação de Adultos.

O Erasmus+ está estruturado em 3 ações-chave:

  • Ação 1 – Mobilidades para fins de aprendizagem;
  • Ação 2 – Cooperação para a Inovação e Boas Práticas;
  • Ação 3 – Apoio à Reforma das Políticas;

A ADRIMAG possui um vasto historial no que aos Projetos ERASMUS+ diz respeito, quer enquanto coordenadora de projetos, quer enquanto parceira.

Atualmente, a ADRIMAG encontra-se a executar os seguintes projetos:

AÇÃO-CHAVE 1:

  • APRENDER+ - Projeto que visa a realização de mobilidades para fins de aprendizagem de técnicos/staff, em diferentes instituições europeias. Este projeto teve início a 01 de junho de 2015 e término previsto a 31 a maio de 2017.
  • GEOEDUCAÇÃO EM AÇÃO – Projeto realizado em consórcio com os 7 municípios das Montanhas Mágicas, aprovado a 09 de maio de 2016 e terá a duração de 2 anos.

Esta candidatura, cuja fundamentação assentou na estratégia de desenvolvimento do território Montanhas Mágicas e no âmbito de um eventual alargamento do Geoparque, contempla 24 mobilidades para técnicos dos municípios para períodos de formação, sob a forma de cursos estruturados ou formação em contexto de trabalho, em diferentes instituições europeias.

AÇÃO-CHAVE 2:

  • TELI2  - Transnational Education in LEADER Implementation 2

A ADRIMAG participa atualmente, enquanto parceira, no projeto TELI2  - Transnational Education in LEADER Implementation 2. Este projeto visa estudar a execução do programa LEADER em vários países da UE, nomeadamente Irlanda, Eslovénia, Croácia, Polónia, Roménia e Portugal. O projeto procura exemplos de modos de implementação mais eficazes nos países parceiros e consequente transferência deste conhecimento através de uma unidade curricular/ programa credenciado pela Universidade de Liubliana, Eslovénia e pelo Limerick Institute of Technology, na Irlanda. Este projeto procura, igualmente, promover a partilha de aprendizagens entre os países que têm vasta experiência no desenvolvimento de programas LEADER, como é o caso de Portugal, e aqueles que iniciam agora a sua experiência na implementação do LEADER.

 

 

  • PARTNERSHIP FOR GEOEDUCATION

Este projeto visa a definição de uma metodologia com base na experiência dos geoparques que integram cada território, dada a sua experiência no desenho e implementação de programas e projetos educativos, nos contextos formal, não formal e informal. A ADRIMAG participa neste projeto enquanto parceira, sendo os restantes parceiros GAL Barun Trenk da Croácia, GAL HÁSKÓLAFÉLAG SUDURLANDS da Islândia e GAL Stowarzyszenie Kaczawskie da Polónia (entidade coordenadora). Este contacto com o trabalho desenvolvido no âmbito da geoeducação em cada um destes territórios permitirá um enriquecimento mútuo e uma aprendizagem que se pretende profícua e frutífera. Este projeto tem início a 01 de setembro de 2014 e término a 31 de agosto de 2016.

 

[EN] English: Web | Printable

[PT] Português: Web | Impressão

 

 

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

Montanhas Mágicas 2020