ADRIMAG

Temos 33 visitantes em linha
Entrada
ADRIMAG reúne Fórum Permanente de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas® Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 15 Julho 2016 15:41

Decorreu no dia 14 de julho de 2016, pelas 15h, em Arouca, o 8º Fórum Permanente de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas®, após reunião da Equipa Técnica do Projeto “Carta Europeia de Turismo Sustentável”, que se realizou no período da manhã.

O Fórum foi organizado pela ADRIMAG, entidade titular e gestora da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas (CETS) nos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, tendo marcado presença neste encontro um número significativo de empresários do setor turístico, nomeadamente das áreas do alojamento, restauração, animação turística e agências de viagens, bem como representante da CCDR-C, representantes dos municípios, de associações de defesa do ambiente, de associações culturais e recreativas, da comunicação social, entre outros.

Neste Fórum que reúne, anualmente, os principais intervenientes do setor turístico do território Montanhas Mágicas®, foram apresentados e debatidos os seguintes assuntos:

• Ponto de situação do Plano de Ação da CETS Montanhas Mágicas 2013-2017;
• Reavaliação da CETS, em 2017, e análise do cronograma de trabalhos;
• Articulação entre empresários das Montanhas Mágicas® no âmbito de produtos que integram a oferta turística local (nomeadamente os Passadiços do Paiva, a Ecopista do Vouga e outros);
• Realização da Conferência Anual da Federação EUROPARC 2017, nas Montanhas Mágicas®;
• Apresentação do Projeto Norte Natural.

Os participantes tiveram a oportunidade de se inteirarem do estado de desenvolvimento das ações previstas no Plano de Ação da CETS, tendo colocado as suas questões relativamente às ações já iniciadas ou concluídas e apresentado sugestões e contributos no que se refere às ações a desenvolver.

No ponto respeitante à articulação entre empresários Montanhas Mágicas® o coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, propôs o estabelecimento de parcerias entre os empresários locais no âmbito dos produtos que constituem a oferta turística local, nomeadamente o rafting, a Ecopista do Vouga, os museus, os Passadiços do Paiva, entre outros, tendo sido recolhida uma listagem de contactos de modo a facilitar o conhecimento e a comunicação entre si. No que se refere às parcerias no âmbito dos Passadiços do Paiva, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca e Presidente da ADRIMAG, Margarida Belém, presente neste Fórum, considera que os Passadiços do Paiva constituem uma boa oportunidade para o estabelecimento de parcerias entre empresários do município de Arouca e os empresários dos restantes municípios das Montanhas Mágicas®.

Foi anunciado por João Carlos Pinho, que o território Montanhas Mágicas® irá acolher, em setembro de 2017, a Conferência Anual da Federação EUROPARC, evento promovido pela ADRIMAG e coorganizado pela EUROPARC, ADRIMAG e municípios do território. Esta Conferência reúne, anualmente, alguns dos melhores especialistas das áreas do turismo, ambiente e áreas específicas associadas ao tema da conferência. Em 2017 o tema proposto é o seguinte: “New players, new visions, same challenges: sustainable nature valued by people” – “Novos atores, novas visões, os mesmos desafios: natureza sustentável valorizada pelas pessoas”.

Foi apresentado e analisado o cronograma de trabalhos para a reavaliação da CETS Montanhas Mágicas, em 2017, e foi, ainda, feita uma breve apresentação do projeto Norte Natural, que através de um consórcio constituído para o efeito, liderado pela TPNP – Turismo do Porto e Norte de Portugal, está a dar os primeiros passos para a afirmação do Turismo de Natureza na região Norte.

Finalmente foram apresentados os resultados do projeto de cooperação “Partnership for Geoeducation” (Parceria para a Geoeducação), o qual resultou de uma parceria constituída por Grupos de Ação Local (GAL) de quatro países: Portugal – ADRIMAG; Islândia - Háskólafélag Suðurlands; Croácia - Barun Trenk; e Polónia - Stowarzyszenie Kaczawskie. Este projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma metodologia em geoeducação, tendo em consideração os diferentes contextos geográficos e culturais dos países envolvidos; a sensibilização para a preservação e valorização do património geológico e natural e o desenvolvimento da geoeducação não-formal. José Manuel Carvalho, Vereador da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Tesoureiro da Direção da ADRIMAG, partilhou com os presentes as mais-valias da participação nesta ação de cooperação internacional.

Margarida Belém, encerrou o Fórum, apelando, uma vez mais, ao trabalho em conjunto e agradecendo a presença de todos.

Ver no Facebook

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

Montanhas Mágicas 2020