ADRIMAG

Temos 49 visitantes em linha
Entrada
Projectos de Cooperação


ADRIMAG acolhe a primeira reunião do projeto "Cooperação 3G" Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 17 Outubro 2019 13:27

A ADRIMAG acolheu nos dias 09 e 10 de outubro de 2019, a primeira reunião nacional do Projeto Cooperação 3G – Geoturismo, Geoeducação e Geoconservação, no âmbito da medida 10.3 do PDR2020, financiado pelo FEADER, que contou com a presença, para além da ADRIMAG, de elementos dos GAL DESTEQUE – Associação de Desenvolvimento da Terra Quente, DOURO HISTÓRICO, ADELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, ADELIAÇOR - Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, GRATER - Associação de Desenvolvimento Regional e ARDE - Associação Regional para o Desenvolvimento, as três últimas sedeadas nos Açores.

Este projeto visa a cooperação entre territórios que partilham características semelhantes, nomeadamente, o facto de serem territórios com alto valor natural, paisagístico, geológico, cultural, através da existência de Geoparques (Arouca Geopark, Terra de Cavaleiros Geopark e Açores Geopark, Araripe Geopark(Brasil)), aspiring Geopark Seridó(Brasil), territórios certificados com a Carta Europeia de Turismo Sustentável (Montanhas Mágicas, Parque Natural do Alvão), a Federação EUROPARC, e o GAL Cișmeaua Sudului, da Moldávia. Com este projeto, almeja-se o desenvolvimento de metodologias e, concretamente, atividades no âmbito da geoconservação, geoeducação e geoturismo.

No dia 09 de outubro decorreu a reunião de trabalho com os parceiros, durante a qual se fez um balanço da execução do projeto e se procedeu à calendarização das próximas atividades e definição de tarefas. Durante o dia 10, realizaram-se visitas a alguns geossítios emblemáticos do Arouca Geopark, com vista ao contacto com o trabalho realizado por este no âmbito do geoturismo, geoeducação e geoconservação.

Ver post
 
PTIS - Concurso “Crianças e Jovens: Direito a Direitos” Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 16 Outubro 2019 11:28

Prazo de pré-inscrição alargado até 14/11/2019

A ADRIMAG, através do PTIS - Projeto Transnacional de Inclusão Social, está a lançar o concurso “Crianças e jovens: direito a direitos”, dando a oportunidade de participação num Bootcamp de Empreendedorismo Social em Cabo Verde!

Se tens entre 18 e 23 anos, aproveita esta oportunidade e inscreve-te aqui!

O PTIS é um projeto de cooperação transnacional cofinanciado pelo PDR2020(Programa de Desenvolvimento Rural), no âmbito da Operação 10.3.1 - Cooperação Interterritorial e Transnacional dos GAL.

Tem como principais objetivos promover as atitudes empreendedoras, a agricultura familiar, a integração social de crianças e jovens, a capacitação das famílias e a proteção dos direitos das crianças e jovens, em Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Através deste concurso, pretende-se que os jovens dos 6 municípios abrangidos pela Cooperação do PDR2020 da ADRIMAG (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra) apresentem projetos de âmbito social e inovador possíveis de implementar em Cabo Verde.

O regulamento do concurso prevê qual o orçamento máximo que devem considerar e apela à inovação. O Júri irá selecionar os 2 jovens com melhores projetos de cada município.

Regulamento do Concurso “Crianças e Jovens: Direito a Direitos”
Formulário de pré-inscrição
Cartaz
 
PTIS - Concurso “Crianças e Jovens: Direito a Direitos” Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 24 Abril 2019 16:17

O projeto PTIS é um projeto de cooperação transnacional cofinanciado pelo PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural), no âmbito da Operação 10.3.1 - Cooperação Interterritorial e Transnacional dos GAL. Tem como principais objetivos promover as atitudes empreendedoras, a agricultura familiar, a integração social de crianças e jovens, a capacitação das famílias e a proteção dos direitos das crianças e jovens, em Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Uma das atividades a desenvolver no âmbito deste projeto é o Concurso “Crianças e Jovens: Direito a Direitos”, tem como finalidade promover as atitudes empreendedoras dos jovens portugueses e a proteção dos direitos das crianças e jovens de Cabo Verde.
Pretende-se com esta iniciativa fomentar entre os jovens portugueses o espírito competitivo, o trabalho em equipa e a criatividade, através da realização de projetos inovadores de intervenção social.

Regulamento do Concurso “Crianças e Jovens: Direito a Direitos”
Formulário de pré-inscrição
 
Potenciando capacidades em meio rural Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 28 Junho 2016 09:48

A ADRIMAG marcou presença na reunião de intercâmbio de experiências Leader, cujo objetivo é a criação de um sistema de formação em competências chave para pessoas adultas, em risco de exclusão social com baixos níveis de escolaridade.

Esta iniciativa, integrada no projeto de cooperação “Potenciando capacidades em meio rural” da Associação de Desenvolvimento Rural MAIV – Baixo Miño, decorreu nos dias 16 e 17 de junho de 2016, em Tominõ - Espanha, com a presença de Associações de Desenvolvimento Local de Espanha e de Portugal.

No decorrer da visita foi possível contactar com especialistas da Confederação Galega de Pessoas com Incapacidade (COGAMI), conhecer diversos projetos apoiados pela ADR MAIV – Baixo Miño, onde tivemos oportunidade de conhecer a Associação Vontade, que dispõe de serviços especializados para pessoas com incapacidade, sobretudo física, que fomentem as capacidades de auto realização para favorecer a integração social e profissional.

 
ADRIMAG recebe delegação croata Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 17 Outubro 2014 11:17

De 1 a 7 de outubro, a ADRIMAG recebeu no seu território a visita de uma delegação, proveniente da Croácia, com o objetivo principal de contactar com a abordagem LEADER no território.

Composta por 4 presidentes de câmara, técnicos de um grupo de ação local e representante do geoparque PAPUK na Croácia, representante da direção de turismo e de associações vinícolas, esta delegação iniciou a sua visita com a receção nos paços do concelho de Arouca com a presença de Margarida Belém, vereadora da câmara municipal de Arouca, e João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG. Durante estas boas-vindas foram dados a conhecer aos presentes os atributos que tão bem caracterizam Arouca, entre muitos o Geoparque Arouca, o qual tiveram oportunidade de comprovar com a visita à Casa das Pedras Parideiras, na serra da Freita.

Ainda no enquadramento da visita, a comitiva encontrou-se com o presidente da câmara municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, e com a vereadora Daniela Silva, momento este para contactar e partilhar o que de melhor Vale de Cambra tem para oferecer e o trabalho que aí vem sendo desenvolvido na área LEADER, seguindo-se uma visita guiada à Adega Cooperativa de Vale Cambra e à Quinta Ana Horvatt, casa de agroturismo, apoiada pelo SP3 PRODER e propriedade da Fundação Luiz Bernardo Almeida.

Ler mais e ver as fotos...
 


Pág. 1 de 7

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

Montanhas Mágicas 2020