ADRIMAG

Temos 32 visitantes em linha
Entrada CRER ADRIMAG apresenta CRER à Europa
ADRIMAG apresenta CRER à Europa PDF Enviar por E-mail
Notícias - CRER
Quarta, 01 Agosto 2012 15:03

A ADRIMAG participou no seminário internacional sobre emprego e empreendedorismo, que se realizou em Granada (Espanha). O seminário «Europa vista de la mirada de la mujer emprendedora» decorreu nos dias 17 e 18 de julho, e contou com uma apresentação do projeto CRER como exemplo de boas práticas.

O seminário abordou o tema do desemprego feminino, o género mais afectado pela crise no emprego, tanto em Portugal como no resto da europa, e mostrou exemplos de como algumas mulheres podem «construir o futuro com as suas mãos e o seu trabalho».

A ADRIMAG tem desenvolvido vários programas de apoio ao desenvolvimento local, alguns deles apoiados na metodologia do projeto CRER – Criação de Empresas em Espaço Rural. Este projeto foi já disseminado para mais 8 instituições em Portugal e está igualmente a ser usado pela Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação de Cabo Verde.

 

Só na área de intervenção da ADRIMAG, desde 2006, o projeto CRER já apoiou 94 empreendedores, do que resultou a criação de 10 empresas que empregam mais de 2 pessoas cada. O CRER visa um aconselhamento e direcionamento da melhor opção para o empreendedor e incluiu uma formação-ação com apoio na elaboração do plano de negócios.

Exemplo de sucesso da metodologia CRER é o projeto de criação de um jornal local, desenvolvido por Cláudia Oliveira, que esteve igualmente em Granada a explicar as suas motivações aquando da criação do seu negócio.

«É importante conhecer as práticas de outros países, o que se faz pelo empreendedorismo e pelo emprego feminino», afirmou Francisca Aguilar, responsável pela delegação de emprego em Granada.

A importância desta partilha é ainda mais urgente em contexto de crise económica já que, e tal como reconheceu Penélope Denu (diretora do Instituto Europeu dos Itinerários Culturais), «as atividades culturais são as mais ameaçadas na atual conjuntura económica. É preciso mostrar aos Governos que elas têm valias».

No painel de oradores estiveram representantes de Espanha, Eslovénia, Portugal, Luxemburgo, Itália e Grécia, que explicaram os meios e programas que têm ao serviço do empreendedorismo.

A responsável pelo projeto EuroEmpleo em Espanha, Dori Tercedor destacou o intercâmbio de boas práticas no feminino, conseguido nestes dias.

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.