ADRIMAG

Temos 31 visitantes em linha
Entrada Projectos de Cooperação ADRIMAG marca presença na FONARTES 2012 em Cabo Verde com o Projeto E-ARTE
ADRIMAG marca presença na FONARTES 2012 em Cabo Verde com o Projeto E-ARTE PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Quarta, 28 Novembro 2012 15:10

Decorreu de 13 a 17 de novembro a 2ª deslocação a Cabo Verde para realização de reunião de parceria no âmbito do Projeto de Cooperação Leader para o Desenvolvimento E-ARTE e participação no FONARTES 2012 - Fórum Nacional de Artesanato de Cabo Verde.

Estiveram presentes nesta visita Catarina Prado e Cláudia Silva, técnicas da ADRIMAG, entidade coordenadora do projeto, e Luís Rocha, diretor do CEARTE, os quais participaram na reunião com os parceiros e individualidades políticas de Cabo Verde, o Ministro da Cultura, Dr. Mário Lúcio Sousa, a assessora para as Indústrias Criativas, e representantes de Moçambique e do SEBRAE – Brasil.

Nesta reunião foi prestado o reconhecimento por parte do Ministro da Cultura em relação à boa execução do projeto, emergindo uma proposta de upgrade do projeto E-Arte com vista à internacionalização do artesanato de Cabo Verde, através da realização de um Mercado Mundial de Artesanato (MAR), a realizar-se em Cabo Verde no próximo ano e utilizando como suporte as estruturas e contributos das atividades em desenvolvimento no âmbito do projeto E-Arte. A ADRIMAG, enquanto coordenadora do projeto E-ARTE e principal interveniente neste objetivo futuro, encontra-se já em fase de análise de uma possível candidatura à União Europeia, no sentido de dar continuidade ao desenvolvimento deste setor na área de intervenção da ADRIMAG.

Durante o FONARTES 2012, foram várias as comunicações ao público presente, composto maioritariamente por artesãos e técnicos que atuam neste âmbito e na área do empreendedorismo, a destacar a comunicação do Dr. Luís Rocha sobre “Formação, Inovação e Comercialização – âncoras para o artesanato do séc. XXI”, e a sua participação no encontro de experts em artesanato, o que se revelou bastante profícuo a julgar pelo pedido de opiniões sobre a matéria, com principal incidência nos métodos de comercialização.

Importa, também, salientar a comunicação da Dr.ª Catarina Prado da ADRIMAG que  deu a conhecer aos artesãos presentes o contributo do projeto E-Arte no desenvolvimento do artesanato desse país, assim como focou os objetivos do projeto e, de uma forma clara, todas as ações a desenvolver, dando principal destaque ao portal de comercialização do artesanato, ao guia de artesanato, ao manual de boas práticas de artesanato, à formação de técnicos de empreendedorismo para apoio aos artesãos e à participação dos mesmos em feiras em Portugal e no Brasil.

Paralelamente ao evento FONARTES, e no seguimento da Formação em Empreendedorismo (CRER FACE) decorrida em janeiro de 2012 para técnicos de 11 instituições locais, foram realizadas 2 sessões de atualização da formação pela Dr.ª Cláudia Silva. A sessão culminou com a formalização do protocolo de adesão da ADEI à Rede CRER, e com a entrega dos certificados de formação aos agora técnicos de empreendedorismo CRER, com a presença do Ministro do Turismo, Indústria e Energia, Dr. Humberto Brito, o qual reforçou a importância desta metodologia na promoção do empreendedorismo a nível nacional.

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.