ADRIMAG

Temos 40 visitantes em linha
Entrada PROVERE Montanhas Mágicas® são destino turístico sustentável
Montanhas Mágicas® são destino turístico sustentável PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Segunda, 04 Novembro 2013 14:12

Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. Sete municípios de Montanhas Mágicas, com sítios classificados da Rede Natura 2000 (serras da Freita, Arada e Montemuro, rios Paiva e Vouga) e a que também pertence o Arouca Geopark, são agora reconhecidos como destino de turismo sustentável. O certificado, conferido pela Federação Europarc, será entregue aos representantes da ADRIMAG, (entidade promotora da candidatura) no próximo dia 6 de novembro, numa cerimónia que decorrerá no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Esta certificação é um reconhecimento do valor dos recursos naturais deste território vasto, e do esforço realizado para a sua preservação e valorização, mas é também uma responsabilização e um convite ao compromisso dos atores locais (públicos e privados). De resto, a organização da oferta turística, com base na sustentabilidade ambiental, económica, cultural e social é um dos preceitos essenciais deste processo.

Há 20 anos que a ADRIMAG tem vindo a desenvolver várias ações de preservação e valorização dos recursos naturais e culturais deste território. A criação de infraestruturas turísticas, percursos pedestres, museus e centros de interpretação ambiental, unidades de Turismo em Espaço Rural, parques de lazer têm sido alguns dos projetos promovidos pela ADRIMAG, a par da recuperação do património rural construído, do apoio às artes, ao artesanato e à produção/comercialização de produtos agroalimentares.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável é um instrumento prático de gestão que promove o desenvolvimento e realização de atividades turísticas respeitando o equilíbrio ecológico, económico e social do território. A Carta vai ao encontro das prioridades mundiais expressas nas recomendações da Agenda 21 (adotada na Convenção do Rio, em 1992) e do 6º Programa de Ação Comunitária para o desenvolvimento sustentável. Os seus princípios fundamentais são:

  • Proteger e valorizar o património natural e cultural do território;
  • Providenciar experiências de qualidade aos visitantes e turistas;
  • Disponibilizar informação aos visitantes sobre as qualidades específicas do território;
  • Estimular a oferta de produtos turísticos específicos que permitam a descoberta e a compreensão do meio natural e cultural do território;
  • Assegurar que o turismo suporta e não reduz a qualidade de vida dos habitantes locais;
  • Aumentar os benefícios do turismo na economia local;
  • Monitorizar os fluxos de visitantes para reduzir os impactos negativos.


A Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas é uma das ações do projeto de gestão da parceria PROVERE «Montemuro, Arada e Gralheira», promovido pela ADRIMAG, com apoio financeiro do QREN/Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.