ADRIMAG

Temos 62 visitantes em linha
Entrada PROVERE ADRIMAG recebe certificado da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas®
ADRIMAG recebe certificado da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas® PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Sexta, 08 Novembro 2013 17:55

As Montanhas Mágicas® e doze outros parques e espaços naturais da união europeia foram certificados pela Federação Europarc como destino turístico sustentável, no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas. Na cerimónia de certificação, que decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, estiveram presentes, em representação da ADRIMAG, entidade promotora da candidatura à certificação, o presidente e vice-presidente da direção da associação, respetivamente, José Artur Neves e José Pinheiro, o coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, a responsável pelo projeto Carminda Gonçalves, e o coordenador da Associação Geoparque Arouca, António Carlos Duarte.

As Montanhas Mágicas® são um vasto território localizado no centro/norte de Portugal, constituído por 7 municípios – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra - nos quais se enquadram 5 áreas classificadas: o Geoparque de Arouca e 4 Sítios da Rede Natura 2000 – serras da Freita e Arada, serra de Montemuro, rio Paiva e rio Vouga.

Os valores naturais, geológicos e culturais que estas montanhas encerram, bem como a estratégia e programa de ação definidos pela ADRIMAG e pelos agentes locais, para os preservar e valorizar, com base em princípios de sustentabilidade ambiental, económica, cultural e social, estão na base do reconhecimento deste território como destino turístico sustentável.

Nos próximos cinco anos a ADRIMAG, em parceria com os agentes económicos e institucionais locais encetarão todos os esforços no sentido de implementar as 57 ações de desenvolvimento turístico sustentável, previstas no Programa de Ação da CETS Montanhas Mágicas, as quais correspondem a um investimento global de mais de 21 milhões de euros. As ações deverão ser transformadas em projetos a candidatar aos competentes programas cofinanciadores.

A cerimónia de entrega dos certificados da CETS 2013 integrou o programa do 8º Encontro da Rede de Parceiros da Carta Europeia, um evento que se realiza anualmente e que junta não só os parceiros da rede mas também especialistas da área do turismo, auditores da CETS, parceiros económicos dos territórios com Carta e outras organizações interessadas. Este ano a temática do encontro foi o “Turismo e a Biodiversidade em Áreas Protegidas” tendo-se revelado uma excelente oportunidade para apresentar as mais recentes novidades ao nível da gestão da CETS em toda a rede Europarc, bem como partilhar boas práticas para a promoção e implementação de estratégias de desenvolvimento turístico sustentável.

Estiveram presentes na cerimónia diversos deputados portugueses do Parlamento Europeu, membros da Comissão Europeia e um membro da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.