ADRIMAG

Temos 37 visitantes em linha
Entrada Notícias CLDS3G - AroucaInclui Turismo Comunitário promove visita à Aldeia Pedagógica da Portela
Turismo Comunitário promove visita à Aldeia Pedagógica da Portela PDF Enviar por E-mail
Notícias - AroucaInclui CLDS+
Quinta, 18 Setembro 2014 15:58

Colher experiências e inspirar práticas de turismo que envolvem os saberes ancestrais da comunidade foram os principais objetivos da visita promovida pela ADRIMAG/AroucaInclui em parceria com a AGA à Aldeia Pedagógica da Portela, em Bragança, no passado dia 10 de setembro.

Nesta iniciativa envolveram-se os habitantes do planalto da Serra da Freita e agentes locais como o Presidente da União de Freguesias de Cabreiros e de Albergaria da Serra, representantes do ECDC (Espeleo Club Descenso de Cañones Portugal) com sede em Cabreiros, e os técnicos da ADRIMAG e da AGA.

O projeto da Aldeia Pedagógica da Portela dinamizado pela AZIMUTE, Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente tem como premissas promover o envelhecimento ativo, quebrar o isolamento social, reforçar as relações intergeracionais e a disseminação de conhecimentos ancestrais e ambientais.

Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e em conjunto com os idosos que mostraram interesse em se envolver, surgiram os “Mestres” que definiram as atividades que se poderiam demonstrar aos visitantes, utilizando os seus saberes e as estruturas existentes na aldeia. Os Mestres são envolvidos na preparação das visitas e na execução de todos os materiais, tais como os rótulos, as compotas, os licores, os postais, sabões, velas, sacos para o pão, entre outros. Estes produtos podem ser adquiridos na mercearia online da aldeia pedagógica.

Ao longo desta visita, os participantes acompanhados pelos técnicos da AZIMUTE percorreram os caminhos da aldeia e conheceram a Forja da aldeia, que nos foi apresentada pelo Mestre Abílio, deliciaram-se com o pão de trigo acabado de sair do forno da Mestre Rosário, passearam pela horta da Mestre Emília, onde provaram as suas uvas, e por fim, conheceram a capoeira da Mestre Maria Adelina. Durante o percurso, marcado pela hospitalidade e autenticidade, foi notória a satisfação sentida pelos Mestres na transmissão dos seus conhecimentos e no convívio com outras pessoas.

Depois de um almoço picnic, onde se colocaram questões ao corpo técnico da AZIMUTE sobre este projeto inovador, houve tempo para um passeio ao centro histórico de Bragança. A visita culminou com um convívio com todas as Mestres da aldeia pedagógica, tornando-se num momento crucial de partilha e de esclarecimento de dúvidas.

Esta visita de boa prática foi profícua para a implementação do projeto de turismo comunitário nas aldeias do planalto da Serra da Freita, porque possibilitou motivar a população para a promoção dos seus saberes, através de uma atuação integrada com os agentes locais, bem como valorizar as potencialidades do património natural e cultural das suas aldeias.

Fotos: ADRIMAG/AGA

 

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.