ADRIMAG

Temos 38 visitantes em linha
Entrada Todas as Notícias DLBC ADRIMAG assina protocolos para implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local
ADRIMAG assina protocolos para implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Segunda, 13 Junho 2016 13:58

A ADRIMAG assinou em Mirandela a 2 de junho o protocolo de articulação funcional com a autoridade de gestão do PO NORTE 2020 e no dia 9 de junho o protocolo de articulação funcional com a autoridade de gestão do PO CENTRO 2020, para os apoios FEDER e FSE, para o período de vigência de 2014 a 2020.

Estes protocolos referem-se à aplicação e gestão da Medida 10 - Abordagem LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020) no quadro do instrumento de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), em que foram formalmente delegadas as competências que irão permitir a gestão das respetivas Estratégias de Desenvolvimento Local nos territórios rurais , que no caso da ADRIMAG compreende os municípios de Arouca, Vale de Cambra, Castelo de Paiva,  Sever do Vouga, S Pedro do Sul e Castro Daire.

O DLBC, que tem por base a abordagem LEADER vem substituir, o subprograma III do PRODER, sendo a ADRIMAG entidade gestora desta abordagem desde 1991 no seu território de intervenção. O DLBC comporta três fundos estruturais FEDER, FSE e FEADER.

 

Os apoios FEDER e FSE destinam-se às empresas, que contam com investimentos elegíveis por pedido de apoio até 100.000,00 euros. Estes fundos vêm complementar os apoios do PDR2020, no quadro do instrumento de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) para implementação da estratégia de desenvolvimento local no território.

Os apoios do PDR 2020, financiados pelo FEADER referem-se à aplicação e gestão da Medida 10 - Abordagem LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020) no quadro do instrumento de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), em que foram formalmente delegadas as competências que irão permitir a gestão das respetivas Estratégias de Desenvolvimento Local nos territórios rurais da sua zona de intervenção.

Nestas intervenções, do PDR 2020 estão previstas, comparticipações a beneficiários que apresentem candidaturas aos pequenos investimentos nas explorações agrícolas, à transformação e comercialização de produtos agrícolas, à diversificação de atividades nas explorações agrícolas, a cadeias curtas e mercados locais, à promoção de produtos locais e à renovação de aldeias.

A ADRIMAG prevê abrir os primeiros concursos a breve prazo e de forma faseada no âmbito do DLBC Rural, pelo que os potenciais promotores devem estar atentos a este site.

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.