ADRIMAG

Temos 48 visitantes em linha
NOW Versão para impressão Enviar por E-mail
 
O Projecto “Iniciativas Artesanais” foi um projecto financiado através da Iniciativa Comunitária NOW – Novas Oportunidades para as Mulheres, que iniciou em Janeiro de 1998 e concluiu-se em 25 de Março de 2000.

Este projecto foi inovador na medida em que englobou uma componente de formação e uma componente transnacional, que permitiu o estabelecimento de parcerias com uma entidade francesa e um centro de formação em Itália.

A formação permitiu às artesãs que frequentaram o curso, adquirirem novos conhecimentos bem como o aperfeiçoamento dos conhecimentos já detidos, com os seguintes módulos: modelagem, confecção e estilismo; tecelagem; formação em criação e gestão de iniciativas empresariais no âmbito dos ofícios e micro-empresas artesanais; formação para o desenvolvimento e rentabilização de iniciativas empresariais, marketing e comercialização.

Os módulos foram escolhidos tendo em atenção as dificuldades sentidas pelas artesãs que se prendem sobretudo com a dependência que sentem em relação a alguns profissionais na área (estilistas), e por outro lado a questão de escoamento e comercialização dos produtos.

A formação englobou duas formas diferentes: uma em sala onde estão presentes todas as formandas e outra no atelier das formandas, onde estavam presentes os elementos de cada grupo de artesãs, incluindo aquelas que não estavam a frequentar o curso.

O facto de este projecto ser transnacional permitiu que as formandas tivessem duas semanas de formação em Itália, que decorreu de 21 de Fevereiro a 7 de Março de 1999, durante a qual as formandas tiveram formação em Modelagem e Confecção e Noções de Estilismo e ainda a oportunidade de visitar a Feira de Tecidos e acessórios de Moda, em Milão, para o ano 2001.

No fim do curso foi realizado um desfile de moda que decorreu no dia 25 de Março de 2000 no Europarque onde estiveram cerca de 300 pessoas. Entre os convidados figuraram pessoas de realce no âmbito da igualdade de oportunidades e na área do desenvolvimento.

Este projecto foi objecto de candidatura ao concurso saber + e foi um dos projectos contemplados e ganhadores do concurso.
 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.