ADRIMAG

Temos 37 visitantes em linha
Entrada ERASMUS+
Início do curso de “Gestão do Programa LEADER”, no âmbito do projeto TELI2 PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Terça, 20 Fevereiro 2018 16:53

Começou ontem, dia 19 de fevereiro de 2018, o workshop de formação do curso “Gestão do Programa LEADER”, no âmbito do projeto TELI2 – Transnational Education in LEADER Implementation2, um projeto Erasmus+ do qual a ADRIMAG é parceira. 17 estudantes provenientes da Irlanda, Croácia, Eslovénia, Portugal e Roménia e 2 professores da Universidade de Liubliana e do LIT – Limerick Institute of Tecnhology, Irlanda, estarão no território de Intervenção da ADRIMAG até dia 23 de fevereiro a conhecer alguns dos projetos apoiados pela ADRIMAG, no âmbito da abordagem LEADER e, atualmente, DLBC.

O primeiro dia contou com a presença e intervenção de Luís Chaves, coordenador da Federação Minha Terra, cuja apresentação incidiu sobre o papel e trabalho desenvolvido pela Federação, a evolução do programa LEADER até ao atual DLBC, e as principais preocupações e aspirações para os territórios rurais em Portugal. Joao Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG, também participou na formação, com uma apresentação sobre a geografia física e humana de Portugal, contextualizando, assim, a importância do trabalho desenvolvido pelos Grupos de Ação Local nos territórios rurais, incidindo, particularmente, no trabalho desenvolvido pela ADRIMAG, ao longos dos anos, no âmbito da abordagem LEADER/DLBC.

Ver Fotos
 
Reunião Internacional do Projeto TELI2 na Croácia PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Sexta, 15 Dezembro 2017 15:09

Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2017 decorreu na Croácia a segunda reunião internacional de acompanhamento do Projeto TELI2, na qual a ADRIMAG esteve presente enquanto parceira do projeto. Nesta reunião, procedeu-se à avaliação das atividades já desenvolvidas e discutiu-se a programação das próximas que incluem o workshop de formação que vai decorrer no território de intervenção da ADRIMAG, em fevereiro, e que contemplará aulas teóricas ministradas por Professores da Universidade de Liubliana, Eslovénia, e do LIT – Instituto de Tecnologia de Limerick, Irlanda, e visitas de campo a alguns dos projetos apoiados pela ADRIMAG no âmbito do LEADER.

Este projeto no âmbito do programa ERASMUS+ teve início em setembro de 2016 e o seu término está previsto para agosto de 2018.

Ver Fotos
 
ADRIMAG participa no 1º período de Formação do Projeto TELI2 PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Quarta, 18 Outubro 2017 17:33

Realizou-se de 09 a 13 de outubro de 2017, em Midleton, Irlanda, o primeiro período de formação, no âmbito do Projeto TELI2 – Trasnational Education in Leader Implementation2, um projeto no âmbito do programa ERASMUS+, do qual a ADRIMAG é parceira. Esta formação é parte integrante da unidade curricular que está a ser desenhada pelo LIT – Limerick Institute of Tecnhology, da Irlanda, e pela Universidade de Liubliana, da Eslovénia, no âmbito do desenvolvimento rural e inspirada na abordagem LEADER. Esta formação prática contemplou aulas em contexto de sala e aulas práticas através de visitas a projetos apoiados pelo Grupo de Ação Local SECAD – em Cork, Irlanda.

O próximo período de formação será em Portugal, em fevereiro de 2018, durante o qual o grupo terá oportunidade de conhecer alguns dos projetos apoiados pela ADRIMAG, no âmbito do programa LEADER.

Ver Fotos
 
ADRIMAG encerra projeto APRENDER+ | ERASMUS+ PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Segunda, 10 Julho 2017 13:45

Encerrou em 31 de maio de 2017 o projeto “APRENDER+”, desenvolvido pela ADRIMAG, no âmbito da Ação Chave 1 – Educação de Adultos, do Programa ERASMUS+.

Este projeto visou a aquisição e desenvolvimento de competências de alguns elementos da equipa técnica da ADRIMAG, através da realização de mobilidades para fins de aprendizagem.

A ADRIMAG realizou 8 mobilidades, em três grandes áreas: Gestão de projetos, Área social, e Educação e Formação de Adultos. Relativamente à Gestão de Projetos, 4 técnicos frequentaram um curso intensivo de Inglês, em Londres, o qual permitiu a aquisição/aperfeiçoamento de conhecimentos na língua inglesa. Na área social, duas técnicas dos CLDS frequentaram o curso estruturado “Cultivating the Enterpreneurial mindset in Education”, em Barcelona, que permitiu adquirir competências na área do empreendedorismo. No desenvolvimento das suas ações, a formação teve impacto na medida em que o público-alvo das suas atividades teve oportunidade de experimentar as dinâmicas e as metodologias apreendidas neste curso. As mobilidades contemplaram também 2 técnicas que desempenham funções na área Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no Centro Qualifica da ADRIMAG. Estas técnicas participaram no curso estruturado “Applying Non-Formal Education at Schools and Adult Organizations”, permitindo a aquisição e desenvolvimento de competências na área da Educação Não-formal, as quais resultaram na criação de instrumentos que auxiliam a mobilização dos conhecimentos dos candidatos nas diferentes etapas de intervenção do Centro Qualifica.

Este projeto, assente no plano de desenvolvimento europeu da entidade, favoreceu, também, o   intercâmbio cultural, contribuiu para uma maior consciencialização da identidade europeia, e promoveu o desenvolvimento de competências culturais e linguísticas.

O projeto teve início a 01 de junho de 2015 e término a 31 de maio de 2017.

Ver Fotos
 
ADRIMAG apresenta os resultados do projeto “Partnership for Geoeducation” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Quinta, 01 Setembro 2016 16:30

No dia 17 de julho de 2016, realizou-se a apresentação do projeto de cooperação Partnership for Goeeducation (Parceria para a Geoeducação), integrada no 8º Fórum Permanente de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas®.

Este projeto de cooperação resultou de uma parceria constituída por Grupos de Ação Local (GAL) de quatro países: Portugal – ADRIMAG; Islândia - Háskólafélag Suðurlands; Croácia - Barun Trenk; e Polónia - Stowarzyszenie Kaczawskie. Este projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma metodologia em geoeducação, apresentada neste fórum, tendo em consideração os diferentes contextos geográficos e culturais dos países envolvidos; a sensibilização para a preservação e valorização do património geológico e natural e o desenvolvimento de atividades geoeducacionais de caráter não-formal. José Manuel Carvalho, Vereador da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Tesoureiro da Direção da ADRIMAG, partilhou com os presentes as mais-valias da sua participação nesta ação de cooperação internacional.

Neste fórum estiveram representados os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, tendo marcado presença neste encontro um número significativo de agentes no setor turístico e da educação, bem como representante da CCDR-C, representantes dos municípios, de associações de defesa do ambiente, de associações culturais e recreativas, da comunicação social, entre outros.

Este projeto desenvolveu-se no âmbito do Programa ERASMUS+ e teve o seu término a 31 de agosto de 2016.

O produto final do projeto, Geo-Education Methodology, pode ser consultado/impresso aqui:

[EN] English: Web | Printable

[PT] Português: Web | Impressão

 

Ver FOTOS
 


Pág. 1 de 3

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.