ADRIMAG

Temos 19 visitantes em linha
Entrada Notícias PROVERE
Workshop - "Estratégias e Instrumentos para o Desenvolvimento Turístico das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Terça, 15 Dezembro 2009 11:15

No âmbito do projecto de Gestão e Dinamização da Parceria PROVERE (QREN/ON2) – “Montemuro, Arada e Gralheira”, realizou-se no dia 10 de Dezembro de 2009, no Cine-estúdio dos B.V. Arouca, uma sessão de trabalho subordinada ao tema “Estratégias e Instrumentos para o Desenvolvimento Turístico das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira”.
O presidente da C. M. de Arouca, Engº Artur Neves, e o Coordenador da Equipa Técnica da ADRIMAG, Dr. João Carlos Pinho, iniciaram o workshop, apresentando as boas-vindas aos agentes locais presentes. Contou-se também com a participação da Drª Margarida Belém, Vereadora do Pelouro do Turismo, Desporto e Cultura da C. M. de Arouca que moderou toda a sessão de trabalho.

Continuar...
 
WORKSHOP - Estratégias e Instrumentos para o Desenvolvimento Turístico das Serras de Montemuro, Gralheira e Arada - 10 de Dezembro de 2009 - 14 horas PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Sábado, 28 Novembro 2009 21:03

Vai realizar-se no próximo dia 10 de Dezembro de 2009, pelas 14h00, no Cine-estúdio dos B.V. Arouca, um WORKSHOP que integra as acções a desenvolver no âmbito do projecto de Gestão e Dinamização da Parceria PROVERE (QREN/ON2) – “Montemuro, Arada e Gralheira”, cuja Estratégia de Eficiência Colectiva e Programa de Acção, foram formalmente reconhecidos a 29 de Julho de 2009.

Os principais objectivos do workshop estão patentes nos temas a desenvolver, ou seja:
• sensibilizar para a importância das parcerias em contexto de desenvolvimento turístico;
• estimular o investimento relacionado com os produtos turísticos "Turismo de Natureza" e "Gastronomia e Vinhos", abordando aspectos relacionados com a implementação de projectos, nos sítios classificados Rede Natura 2000;
• sensibilizar para a importância do marketing territorial e para a imagem de marca turística do território; e
• informar sobre os mais recentes instrumentos tecnológicos/digitais ao dispor dos agentes públicos e privados da área do turismo, e turistas em geral.

É dirigido a todos os actores locais, públicos e privados, potenciais investidores da região ou de fora dela, que de forma directa ou indirecta contribuam para o desenvolvimento turístico do território constituído pelas serras de Montemuro, Arada e Gralheira, e sua envolvente, mais especificamente os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

Continuar...
 
PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Sexta, 31 Julho 2009 16:59

ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA COLECTIVA PROVERE “MONTEMURO, ARADA E GRALHEIRA”, FORMALMENTE RECONHECIDA

Decorreu no passado dia 29 de Julho de 2009, no Centro de Congressos de Lisboa, a cerimónia de reconhecimento formal das 25 Estratégias de Eficiência Colectiva PROVERE, aprovadas a nível nacional, numa cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia. Estiveram presentes, entre outras individualidades, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras, e o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Laje.
A EEC “Montemuro, Arada e Gralheira”, é uma das 8 EEC’s da região Norte, formalmente reconhecidas, integrando um Programa de Acção para três anos, do qual constam 10 projectos âncora e 111 complementares, num valor global de €68.172.472,76. A ADRIMAG é a entidade líder do consórcio, constituído por 79 entidades públicas e privadas, que se propõe levar a cabo esta estratégia e respectivo programa de acção, e esteve representada neste acto solene de assinatura do contrato formal de reconhecimento, pelo Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Artur Neves.

Projectos-âncora
Os projectos-âncora propostos, corporizam as principais linhas de intervenção do programa de acção e visam essencialmente:
• a requalificação de espaços naturais, nomeadamente os Rios Paiva, Vouga, Bestança, e a sua envolvente, através da criação de infraestruturas e equipamentos públicos e privados de apoio à realização de actividades turísticas - desportivas, lúdicas, culturais, educativas, e científicas, por forma a melhorar a atractividade territorial, potenciando o desenvolvimento do “Turismo de Natureza” e de outros produtos complementares;
• a promoção dos recursos e do território através da criação de uma imagem de marca turística associada ao foco temático; a criação de uma rota; e a organização de um evento intermunicipal de projecção internacional;
• gestão da parceria.

São 10 os projectos-âncora, integrados no Programa de Acção:
1 – Ampliação e Remodelação do Cais do Castelo;
2 – Infra-estruturas de Apoio à prática de desportos de aventura no rio Paiva;
3 – Ecopista ex-linha do Vouga – Sever do Vouga;
4 – Requalificação das Margens do Vouga;
5 – Ecopista do Vouga – S. Pedro do Sul;
6 – Plano de Gestão e Salvaguarda do Vale do Bestança;
7 – Rota da Água e da Pedra I – Norte;
8 – Rota da Água e da Pedra II – Centro;
9 – Evento Intermunicipal “Festival da Água e Aventura”;
10 – Gestão e Coordenação da EEC e PA
Continuar...
 
Reconhecimento da Estratégia Montemuro, Arada e Gralheira EEC PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Sexta, 31 Julho 2009 16:25

 

A ADRIMAG,  representada pelo Engº Artur Neves, esteve presente no dia 29 de Julho de 2009, no Centro de Congressos de Lisboa, para a assinatura do contrato de reconhecimento da Estratégia de Eficiência Colectiva,  Montemuro, Arada e Gralheira no âmbito do  Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos  - PROVERE -  do QREN. Dos 25 contratos de reconhecimento assinados, 8 pertencem ao Norte, sendo que nestes  8 se inclui o do consórcio cuja entidade líder é a ADRIMAG e que mereceu o reconhecimento como um dos melhores Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos.

LER MAIS
 
Rio Paiva e Rio Vouga – Uma Estratégia para a sua Valorização Económica PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Sexta, 03 Outubro 2008 09:34

O PROVERE é um Programa, criado no âmbito do QREN, destinado a estimular projectos, assentes numa Estratégia de Eficiência Colectiva e Plano de Acção (EECPA), concebida por um consórcio formado por entidades públicas e privadas, representativas de uma região, e que se destina à Valorização Económica de Recursos Endógenos.

Ler mais...

 


Pág. 5 de 6

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.