ADRIMAG

Temos 49 visitantes em linha
Entrada Notícias MAGazines
MAGazine | Nº 5 - Primavera 2012 PDF Enviar por E-mail
Notícias - MAGazines
Terça, 17 Abril 2012 09:10

Março de 2011 marcou decisivamente o início da publicação, por parte da ADRIMAG, do MAGazine “Montanhas Mágicas”. Foi nessa data que a equipa de trabalho desta associação, responsável pela edição e publicação da revista, se envolveu na aventura de dar a conhecer a todos os leitores as Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, as suas paisagens, as suas belezas naturais, as suas gentes. No primeiro editorial da revista falei da magia destas serras e da dúvida sobre o sucesso desta revista na promoção destas serras, do centro e norte de Portugal. Um ano volvido, só poderei afirmar a aposta ganha.

A cada número que vai sendo editado, cresce o número de pessoas que solicitam também a receção da revista, reforçando assim o número dos que se interessam por esta região e são assim “entronizados” na promoção e divulgação das Montanhas Mágicas, mantendo-se também vigilantes na defesa das riquezas ambientais e patrimoniais desta área montanhosa.

Neste número convidamos os caros leitores a uma viagem de saúde e bem-estar, aproveitando o que de melhor existe no nosso país em termos de espaços termais e ainda a uma partida à descoberta da magia apaixonante da Serra da Freita. Motivos de visita não faltam, principalmente nesta época do ano, onde a fauna e a flora renascem e os tons amarelo e violeta se espalham pelas encostas.

Aproveite também para comprovar que a natureza das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira é pródiga em nos surpreender a cada ano que passa mais uma PRIMAVERA.

Clique para ver a edição on-line
 
MAGazine | Nº 4 - Inverno 2011 PDF Enviar por E-mail
Notícias - MAGazines
Quarta, 21 Dezembro 2011 14:40

Eis que é chegado o Inverno, a estação do ano que alguns temem e outros não apreciam mas que, em boa verdade, nos oferece muitas coisas boas. Para começar traz-nos a quadra Natalícia e toda a magia com que esta nos envolve, desde as seculares/milenares tradições, ao espírito de solidariedade, amor, amizade, paz e felicidade que se aprofunda, regra geral, nesta altura do ano. Mas também nos traz o frio, a chuva, a neve e muitos dias ensolarados, que nos permitem aproveitar e tirar partido de longos passeios turístico-culturais, nomeadamente gastronómicos e paisagísticos; partir à aventura e desafiar a natureza numa corajosa descida de rafting; assistir a concertos; jogar ao Entrudo; ou passar bons momentos de diversão na neve. Tudo isto lhe propomos no número 4 da edição de Inverno do nosso MAGazine "Montanhas Mágicas":
  • faça uma "viagem" pelas tradições de Natal, nas serras de Montemuro, Arada e Gralheira;
  • suba à serra de Montemuro e aprecie a natureza, as paisagens, o artesanato, a gastronomia, os chás e toda a riqueza das manifestações culturais desta serra;
  • conheça as nossas raças autóctones e explore os sabores da gastronomia típica local;
  • aventure-se numa inesquecível descida de rafting nas águas tumultuosas do rio Paiva;
  • descubra o "Arouca Geopark" e fique a saber porque é considerado "um dos melhores do mundo";
  • divirta-se com o nosso tradicional Entrudo e saiba como resiste ao tempo e à modernidade a "Barbearia Arouquense", a exemplo de outras Artes & Ofícios Tradicionais da nossa região;
Por fim informe-se sobre alguns dos eventos que vão realizar-se no próximo trimestre e sobre qual tem sido o contributo dos programas comunitários e nacionais, geridos pela ADRIMAG, para o desenvolvimento do vasto território que abrange as serras de Montemuro, Arada e Gralheira.

Desejamos-lhe, caro(a) leitor(a) um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de paz, alegria e prosperidade!

Clique para ver a edição on-line
 
MAGazine | Nº 3 - Outono 2011 PDF Enviar por E-mail
Notícias - MAGazines
Sexta, 04 Novembro 2011 14:40

Os Vinhos Verdes e o Património Mineiro desactivado são os temas em destaque neste número.

Porquê os Vinhos Verdes? Porque estamos no Outono e esta é, por excelência, a época dedicada às vindimas e à produção de vinho. Também porque queremos promover os melhores Vinhos Verdes desta região e oferecer aos nossos leitores informação útil sobre quintas, produtores, engarrafadores e algumas das nossas mais distintas marcas. Por último porque consideramos importante e oportuna a dinamização das actividades económicas associadas ao sector vitivinícola, nesta região, incluindo o enoturismo.

Porquê o Património Mineiro desactivado? Porque constitui um potencial enorme, quer do ponto de vista turístico, quer, ao que tudo indica, do ponto de vista da prospecção mineira, e é primordial a sua valorização, aproveitamento e promoção.

Depois de melhorar ou avivar os seus conhecimentos sobre estas duas temáticas convidámo-lo a explorar trilhos e caminhos na “Senda do Ouro Negro”, ou a percorrer “Vales e Montanhas na Rota dos Vinhos Verdes” à procura dos verdadeiros sabores de Baco. Aproveite para admirar paisagens de rara beleza e “beber” da cultura local.

Se pretende conjugar biodiversidade e património mineiro nada melhor do que uma leitura atenta à nossa rubrica “Observatório de Turismo e Ambiente”, inteiramente dedicada à “Fauna e Flora das Minas do Braçal” em Sever do Vouga. Não resistirá a uma visita ao local.

Fique a conhecer os principais eventos, já agendados, até ao final de Dezembro de 2012, no nosso “Calendário de Eventos – Outono 2011”.

Por fim satisfaça a sua curiosidade de empreendedor e fique a saber que projectos de investimento e de cooperação interterritorial estão a ser desenvolvidos no nosso território e qual a importância da “Certificação como forma de valorizar os produtos regionais”.

Até ao próximo Inverno e … boa leitura!

Clique para ver a edição on-line
 
MAGazine | Nº 2 - Verão 2011 PDF Enviar por E-mail
Notícias - MAGazines
Sexta, 22 Julho 2011 20:40

Em tempo de férias, festas e romarias, esta edição apresenta várias e variadas propostas de passeios e aventuras nas serras do Montemuro, Arada e Gralheira.

O destaque vai para o itinerário turístico-cultural “Legados de Cister”, nos vales de Arouca e Lafões, mas a proposta para ir ao encontro de “algumas das mais belas cascatas e melhores zonas balneares fluviais” desta região é tentadora.

O ambiente mágico da aventura e descoberta, em contacto com a água e a montanha, tornam o canyoning uma das actividades mais populares nesta época…

Em matéria de eventos, merecem referência neste número do Magazine, os festivais de montanha Andanças e Altitudes.

Na rubrica Satélite Cultural fala-se de ranchos folclóricos e bandas filarmónicas e a Personalidade em foco é Serpa Pinto, grande explorador de África, filho dilecto de Cinfães.

Desde já se adianta que o próximo número - Outono 2011 - vai dedicar-se à gastronomia e produtos regionais e ao património mineiro da região de Montemuro, Arada e Gralheira.

Clique para ver a edição on-line
 
MAGazine | Nº 1 - Primavera 2011 PDF Enviar por E-mail
Notícias - MAGazines
Sexta, 29 Abril 2011 11:48
É com muito agrado que anunciamos o lançamento do 1º número do magazine trimestral “Montemuro, Arada e Gralheira”, dedicado ao turismo, ao ambiente, à cultura e aos projectos em desenvolvimento nos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

A edição deste magazine insere-se numa das acções do projecto de “Gestão da Parceria PROVERE”, aprovado no âmbito do QREN e mais concretamente do POR ON.2, sendo um dos seus grandes objectivos a dinamização de actividades económicas relacionadas com o foco temático da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE “Montemuro, Arada e Gralheira” e do respectivo Programa de Acção.

Assume-se como um instrumento de informação, promoção e dinamização do território, dos seus recursos e dos seus agentes económicos, sociais e culturais, contemplando artigos sobre as mais diversas áreas, na perspectiva de corresponder aos interesses de um público mais vasto. Contempla, nomeadamente, artigos científicos, sugestões de passeios, férias e fins-de-semana, informações sobre os recursos naturais e culturais da região, artes e artesanato, personalidades, gastronomia, vinhos, restauração, alojamento, actividades de animação turística e cultural, eventos, património edificado, actividades económicas, entre outros.
Clique para ver a edição on-line
 


Pág. 4 de 4

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.