ADRIMAG

Temos 22 visitantes em linha
Entrada

 

ELD

Para saber tudo mais sobre Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) da Adrimag

ver aqui



14 municípios reunidos para uma estratégia alimentar comum Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 06 Abril 2023 13:20

Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões inicia as suas ações

No passado dia 28 de março de 2023 as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) reuniram todos os 14 Municípios de Viseu Dão Lafões para a apresentação e lançamento operacional do projeto Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões.

ADD, ADICES, ADDLAP e ADRIMAG unem-se, em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões (CIM), para envolver toda a comunidade numa estratégia alimentar saudável e sustentável, com identidade territorial.

A primeira fase do projeto, executado pela empresa vencedora do concurso público, Nutrition for Happiness, será dedicada ao levantamento dos elementos alimentares identitários num processo de participação comunitária. Entidades e pessoas individuais ligadas à produção e consumo alimentares, aos saberes e tradições, à cultura e património de todo o sistema alimentar territorial serão envolvidas e capacitadas num trabalho que culimará no lançamento do Manual de Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões.

Na segunda fase, cada Município selecionará uma entidade (escola, IPSS ou o próprio Município) para um programa de mentoria técnica especializada. A melhoria do seu ambiente alimentar institucional para que o mesmo seja, com identidade e para a sua manutenção equilibrada, saudável e sustentável.

O projeto termina no final de 2024 com um seminário de partilha dos materiais, experiências e boas práticas desenvolvidas para lançar as pistas de continuidade futura.

A parceria entre os GAL e a CIM, com a Nutrition for Happiness e os Municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela institui-se com um compromisso de colaboração, participação ativa e crítica, com grande entusiasmo e disponibilidade demonstrados desde o início. Os benefícios estratégicos que se prevêm ao nível do desenvolvimento sustentável local, alicerçado nas potencialidade do sistema alimentar, trará certamente a cada um dos Municípios em particular, e a todo o território, de uma forma integrada, uma nova estratégia assente na produção e no consumo locais inseridos nos princípios da dieta mediterrânica e através da identidade territorial.

Este é um projeto que surge no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) do Ministério da Agricultura, no âmbito da Agenda de Inovação Terra Futura.

 


Pág. 2 de 62

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

Montanhas Mágicas 2020