ADRIMAG

Temos 119 visitantes em linha
Entrada Notícias
DLBC - Abertura de Candidaturas - 10.2.1.2 | 10.2.1.6 PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Sexta, 16 Abril 2021 10:00

Informamos que as candidaturas às medidas  10.2.1.2 e 10.2.1.6 do PDR2020, para o território das Montanhas Mágicas, decorrem entre as 10H00 do dia 16 de abril de 2021 e as 14H59m do dia 21 de maio de 2021 conforme anúncio aqui publicado:

 

- Aceder ao Balcão do Beneficiário - PDR2020

VER ANÚNCIO
 
Parabéns LEADER (*)! PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Sexta, 19 Março 2021 15:36

Há 30 anos, com a aprovação, a 15 de Março e a publicação a 19 de Março de 1991, pela Comissão das Comunidades Europeias de uma “iniciativa, com valor demonstrativo, relativa ao desenvolvimento rural”, denominada LEADER, iniciou-se uma transformação societal nos territórios rurais da Europa, que já saltou fronteiras e é uma marca associada à qualidade de vida, à dignidade, à equidade e à democracia nas zonas rurais.

Para celebrar esta data, a Federação Minha Terra e os Grupos de Acção Local irão organizar durante o ano de 2021 um conjunto de iniciativas de reflexão e partilha sobre o Desenvolvimento Local em Portugal e preparar os próximos 30 anos do LEADER.

Porquê? Porque acreditamos no LEADER!

Enquanto abordagem diferenciadora que deve estimular a concepção e implementação de projectos-piloto, o carácter inovador e demonstrativo, a integração dos agentes e a governança local;

Como forma exemplar de proximidade às comunidades; como método de envolvimento eficaz, conjugando interesses, anseios e expectativas locais; como as intervenções que, mesmo com dificuldades de implementação e crises conjunturais, permite aprendizagem constante e afecto territorial;

Quando observamos projectos que, com co-financiamentos reduzidos, criam emprego e dinamizam as economias locais nos mais diversos sectores de actividade, suportam colectividades nas suas múltiplas acções a favor das comunidades, que revitalizam aldeias e vilas, qualificam espaços de encontro e de memórias locais;

E nas suas redes de ligação, de trabalho e de partilha de experiências, que se traduzem em iniciativas concretizadas em cooperação e parceria com outros territórios e organizações, promovendo ganhos de escale e/ou complementaridades, mas também afectos, amizades e compreensão e tolerância com a diferença;

Como metodologia que se reforça, se renova e se recria e que, como tal, nos lança permanentemente novos desafios como os dos impasses programáticos, dos afunilamentos regulamentares, das perspectivas sectorializadas, que limitaram a criatividade e inovação das comunidades e nos territórios.

30 anos volvidos continuamos a acreditar no LEADER – com a maturidade e experiência que o tempo e acção nos foi conferindo – centrado e próximo das PESSOAS e das COMUNIDADES, a trabalhar para o Desenvolvimento dos TERRITÓRIOS.

(*) Há acrónimos que ganham vida própria, neste caso vale a pena relembrar
LEADER - Ligação Entre Acções de Desenvolvimento da Economia Rural

Ana Paula Xavier - Presidente da Direcção da Federação Minha Terra

Fonte: https://www.minhaterra.pt/parabens-leader.T13664.php

 
Plano de Atividades e Orçamento 2021 PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Sexta, 26 Fevereiro 2021 18:57

Caros associados podem consultar aqui o PLANO DE ATIVIDADES & ORÇAMENTO 2021 da ADRIMAG.

 

Plano de Atividades e Orçamento 2021 - ADRIMAG
 
Montanhas Mágicas® | MAGazine nº 17 PDF Enviar por E-mail
Notícias - MAGazines
Segunda, 11 Janeiro 2021 16:46

SUSTENTABILIDADE.

Este é o tema em destaque na 17ª edição da revista MONTANHAS MÁGICAS. Não é um tema novo, nem tão pouco inexplorado, pelo contrário, é um tema que está cada vez mais na ordem do dia e que, sendo transversal a diversas áreas, nomeadamente ambiental, económica, social e cultural, merece, também, toda a nossa atenção.

Sendo o turismo, a cultura e o ambiente, áreas prioritárias de atuação no contexto do projeto MONTANHAS MÁGICAS, convidámos Ignace Schops, Presidente da Federação EUROPARC, bem como Luís Pedro Martins e Pedro Machado, presidentes da Turismo do Porto e Norte e da Turismo Centro de Portugal, respetivamente, a apresentarem a visão das instituições que representam, sobre esta temática.

Cátia Camisão, Presidente da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, fala-nos do papel ativo dos jovens no contexto da sustentabilidade ambiental. E porque a cultura e as tradições não podem ser descuradas no âmbito de um processo de desenvolvimento sustentável, Filipa Pereira, animadora sociocultural na ATASA – Associação Turística e Agrícola da serra da Arada, partilha algumas noções de sustentabilidade cultural na prática do canto a vozes. Fique, ainda, a par de algumas ações que têm vindo a ser desenvolvidas nos 7 Municípios do território MONTANHAS MÁGICAS no âmbito da conservação da natureza.

E porque as caminhadas e os passeios de bicicleta são duas modalidades eco sustentáveis de descoberta do território, deixamos-lhe algumas sugestões de percursos pedestres e de BTT, para que possa desfrutar da natureza e contemplar paisagens repletas de cor e magia.

Qualquer que seja o motivo da sua visita às MONTANHAS MÁGICAS, fique por cá e desfrute do conforto e aconchego das unidades de alojamento que lhe propomos.

E já que falamos de sustentabilidade, porque não consumir local? Encontre nesta edição algumas propostas de espaços onde poderá tirar o melhor partido da gastronomia e produtos locais. Mas não fique por aqui. O território tem muito mais para ver, experimentar e saborear! Sempre que puder, compre no comércio local. Além de apoiar a economia de proximidade, encontrará muitos motivos para ficar satisfeito.

Aproveito a oportunidade para, em nome da Direção e de toda a Equipa Técnica da ADRIMAG, desejar a todos um ano de 2021 mais confiante, próspero e com muita saúde!

Até lá, boas leituras e boas aventuras, pelas MONTANHAS MÁGICAS!

Até breve!

Nota: A revista em formato papel já se encontra disponível gratuitamente nos locais habituais (Sede da ADRIMAG e Postos de Turismo dos 7 municípios).

Clique para ver a edição on-line
 
+CO3SO-Emprego | Suspensão de Avisos NORTE PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Terça, 15 Setembro 2020 16:46

Nos termos do ponto 15 do Aviso em referência e de acordo com a  decisão da Autoridade de Gestão do Programa NORTE 2020, comunica-se que, a partir das 17h59m59s do dia 16 de setembro de 2020, será suspensa a receção de candidaturas para os seguintes Avisos:

  • NORTE-40-2020-71 | +CO3SO Emprego - Urbano
  • NORTE-40-2020-70 | +CO3SO Emprego - Interior
  • NORTE-40-2020-69 | +COESO Emprego - Empreendedorismo Social

 

 


Pág. 1 de 103

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.