ADRIMAG

Temos 55 visitantes em linha
Entrada Todas as Notícias
DLBC - Abertura de Candidaturas - 10.2.1.1: Renovação do parque de tratores agrícolas PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Quarta, 31 Maio 2023 16:00

Informamos que as candidaturas à medida 10.2.1.1 do PDR2020, para o território das Montanhas Mágicas, decorrerá conforme anúncio aqui publicado:

- das 17:00:00 do dia 31 de maio de 2023 até às 16:59:59 do dia 30 de junho de 2023;

--- Prorrogado até às 14:59:59 do dia 7 de julho de 2023;

 

 

- Aceder ao Balcão do Beneficiário - PDR2020

VER ANÚNCIO
 
Relatório de Atividades e Contas 2022 PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Segunda, 29 Maio 2023 14:05

Encontra-se disponível para consulta o Relatório de Actividades e Contas da ADRIMAG para 2022.

Relatório de Atividades e Contas 2022
 
Relatório Anual da Execução da EDL Montanhas Mágicas | 2021 PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Terça, 23 Maio 2023 15:19

Encontra-se disponível para consulta o Relatório Anual da Execução da Estratégia de Desenvolvimento Local Montanhas Mágicas 2020, para o ano 2021.

ADRIMAG-RELATORIO_EDL_MM_2021.pdf

 
Montanhas Mágicas® | MAGazine nº 20 PDF Enviar por E-mail
Notícias - MAGazines
Quarta, 10 Maio 2023 10:46

Uma revista é também um exercício de memória. A Revista das Montanhas Mágicas muito particularmente. Olhar para trás ajuda-nos a pensar para a frente. Por isso, nenhum exercício de memória é desperdício.

No caso desta publicação, procuramos dar conta das atividades, das iniciativas, do trabalho de fundo contínuo da ADRIMAG junto das comunidades do vasto território das Montanhas Mágicas. O futuro é composto de passado.

Começando por uma iniciativa que abraça toda a área de abrangência da ADRIMAG: o Concurso de Fotografia Montanhas Mágicas – Património, Pessoas e Paisagens, em que se promove a descoberta dos nossos múltiplos patrimónios, a criatividade na fotografia, a divulgação da natureza deslumbrante com que somos abençoados. No culminar desse concurso, uma exposição itinerante, levada aos sete municípios que integram as Montanhas Mágicas. Nas páginas seguintes, parte das imagens que nos lembram que a Natureza foi particularmente generosa connosco.

E depois, o trabalho da ADRIMAG nas suas diferentes vertentes, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social. O trabalho junto dos mais idosos, especialmente os das aldeias mais remotas, junto dos jovens, das crianças e das famílias.

Como denominadores comuns, como traço de união em todas essas dimensões, a valorização dos saberes ancestrais, a passagem desses mesmos saberes às gerações mais novas, a gastronomia e o património imaterial que constitui. As atividades de natureza, que dão relevo ao que temos de melhor: as paisagens, o ar limpo e livre, as águas frescas e transparentes. Observatórios de natureza, caminhadas, trilhos e percursos por lugares que conhecemos e que se nos tornam novos, por lugares desconhecidos que passam a ser nossos, depois de os percorrermos.

A revista das Montanhas Mágicas atravessa as estações. Guarda-as para memória futura. Voltando ao início destas palavras de abertura: olhar para trás ajuda-nos a pensar para a frente. A ADRIMAG é orgulhosa do seu passado, do seu património de memórias. Também por isso é que é tão determinadamente focada no futuro.

Assim seja sempre.



Até breve,

João Carlos Pinho
Coordenador da ADRIMAG

 

Nota: A revista em formato papel já se encontra disponível gratuitamente nos locais habituais (Sede da ADRIMAG e Postos de Turismo dos 7 municípios).

MAGazine nº 20
Capa

 

 
14 municípios reunidos para uma estratégia alimentar comum PDF Enviar por E-mail
Notícias - PNAES - Viseu Dão Lafões
Quinta, 06 Abril 2023 13:20

Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões inicia as suas ações

No passado dia 28 de março de 2023 as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) reuniram todos os 14 Municípios de Viseu Dão Lafões para a apresentação e lançamento operacional do projeto Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões.

ADD, ADICES, ADDLAP e ADRIMAG unem-se, em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões (CIM), para envolver toda a comunidade numa estratégia alimentar saudável e sustentável, com identidade territorial.

A primeira fase do projeto, executado pela empresa vencedora do concurso público, Nutrition for Happiness, será dedicada ao levantamento dos elementos alimentares identitários num processo de participação comunitária. Entidades e pessoas individuais ligadas à produção e consumo alimentares, aos saberes e tradições, à cultura e património de todo o sistema alimentar territorial serão envolvidas e capacitadas num trabalho que culimará no lançamento do Manual de Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões.

Na segunda fase, cada Município selecionará uma entidade (escola, IPSS ou o próprio Município) para um programa de mentoria técnica especializada. A melhoria do seu ambiente alimentar institucional para que o mesmo seja, com identidade e para a sua manutenção equilibrada, saudável e sustentável.

O projeto termina no final de 2024 com um seminário de partilha dos materiais, experiências e boas práticas desenvolvidas para lançar as pistas de continuidade futura.

A parceria entre os GAL e a CIM, com a Nutrition for Happiness e os Municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela institui-se com um compromisso de colaboração, participação ativa e crítica, com grande entusiasmo e disponibilidade demonstrados desde o início. Os benefícios estratégicos que se prevêm ao nível do desenvolvimento sustentável local, alicerçado nas potencialidade do sistema alimentar, trará certamente a cada um dos Municípios em particular, e a todo o território, de uma forma integrada, uma nova estratégia assente na produção e no consumo locais inseridos nos princípios da dieta mediterrânica e através da identidade territorial.

Este é um projeto que surge no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) do Ministério da Agricultura, no âmbito da Agenda de Inovação Terra Futura.

 


Pág. 2 de 111

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.