ADRIMAG

Temos 33 visitantes em linha
Entrada MAGazines Montanhas Mágicas® | MAGazine nº 21
Montanhas Mágicas® | MAGazine nº 21 PDF Enviar por E-mail
Notícias - MAGazines
Quinta, 10 Agosto 2023 16:46

Dois factos marcam esta edição da Magazine Montanhas Mágicas: os 30 anos da ADRIMAG e a conclusão do ciclo do programa CLDS4G nos 6 municípios da zona de intervenção da associação.

Foi a 27 de agosto de 1991 que foi criada a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira, por um grupo de 11 associados privados, aos quais três anos mais tarde se associariam os Municípios. Agregava então 7 concelhos que tinham como matriz fundamental a ruralidade e visando o desenvolvimento integrado e harmonioso deste território das montanhas mágicas do Montemuro, Arada e Gralheira. Iniciava-se um projeto absolutamente estruturante nesta região.

Motor impulsionador de todo o território, com uma estratégia assente no trabalho em parceria, e fazendo o melhor uso dos fundos provenientes da então Comunidade Económica Europeia, agora União Europeia, a ADRIMAG foi responsável por projetos e dinâmicas que mudaram esta região, atraindo novas pessoas e negócios e melhorando as condições para os que cá residem, intervindo em áreas tão diversas como a gestão de fundos comunitários e nacionais, o turismo sustentável ou a edução e formação de adultos.

Figura absolutamente basilar nestes 30 anos de atividade tem sido o seu coordenador quase desde o início, João Carlos Pinho, a quem deixo em meu nome e em nome de todos os autarcas e demais parceiros antigos e atuais ligados à ADRIMAG um vivo e sentido agradecimento, agradecimento este que é extensível a toda à equipa que coordena. O valor e mérito da sua liderança estão patentes nos resultados alcançados pela associação ao longo destas 3 décadas.

Tendo passado de 1 funcionária para os atuais 46 colaboradores, a ADRIMAG teve, nas palavras do seu coordenador, um crescimento exponencial, “com a introdução de novas valências, nomeadamente na área social”, área esta em que se destaca o programa CLDS4G, que agora chega ao fim, e cujo trabalho e impacto também se encontra em destaque nas páginas subsequentes.

Visando promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social, como é o caso da população idosa, nomeadamente a residente nas aldeias serranas, mobilizando a ação integrada de diversos agentes e recursos locais, tendo-se constituído como um importante instrumento de combate à exclusão social como dão conta disso os diversos testemunhos que são dados a conhecer nesta revista.

O programa CLDS4G teve também um papel crucial na emergência de dinâmicas territoriais que permitiram a valorização da nossa identidade, dos nossos saberes e tradições, trabalhando para termos comunidades mais capacitadas, revitalizadas e resilientes. É urgente assim proceder-se ao lançamento do próximo ciclo do programa. Interromper o trabalho efetuado, o que estamos certos não irá acontecer, seria voltar uma vez mais ao esquecimento estes territórios e as suas gentes que continuam a resistir e a mostrar que interior também rima com inclusão.

Margarida Belém
Presidente da Direção da ADRIMAG

 

Nota: A revista em formato papel já se encontra disponível gratuitamente nos locais habituais (Sede da ADRIMAG e Postos de Turismo dos 7 municípios).

MAGazine nº 21
Capa

 

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.