ADRIMAG

Temos 30 visitantes em linha
Entrada Notícias PROVERE
Relatório de Autoavaliação da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE – Montemuro, Arada e Gralheira PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Segunda, 15 Junho 2015 15:57

NORTE2020
CONVITE: PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos
AVISO Nº NORTE-28.2015-01

A ADRIMAG, entidade líder do consórcio PROVERE “Montemuro, Arada e Gralheira”, submeteu na passada sexta-feira, dia 12 de junho, o Relatório de Autoavaliação da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Montemuro, Arada e Gralheira, na sequência do convite publicado pela CCDR-N - AVISO Nº NORTE-28.2015-01 - destinado à Apresentação de Relatórios de Autoavaliação das Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE reconhecidas na Região, no anterior período de programação financeira.

O PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos - e respetivas Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC), destinam-se a territórios de baixa densidade (populacional, institucional, empresarial, etc) que possuam recursos endógenos tendencialmente inimitáveis, capazes de ser transformados em bens e serviços transacionáveis. A referida estratégia deve ser suportada por um Programa de Ação (PA) composto por projetos-âncora e projetos complementares. Os projetos-âncora devem ter a capacidade de alavancar os projetos complementares e geralmente são promovidos por entidades públicas, mas não necessariamente. Os projetos complementares são, regra geral, promovidos por entidades privadas, e contribuem, tal como os projetos-âncora, para o cumprimento dos objetivos gerais e específicos definidos no âmbito da EEC.

A EEC PROVERE “Montemuro, Arada e Gralheira”, liderada pela ADRIMAG, tem como território-alvo as serras do “Montemuro, Arada e Gralheira” – Montanhas Mágicas®, integrando os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. Os recursos endógenos definidos como “tendencialmente inimitáveis” no âmbito desta EEC são os quatro sítios classificados da rede Natura 2000 – Rio Paiva, Rio Vouga, Serras da Freita e Arada e Serra do Montemuro – e o foco temático, ou atividade económica capaz de os “transformar em bens e serviços transacionáveis”, é o Turismo, destacando-se o Turismo de Natureza, nas vertentes do Turismo Ativo, do Ecoturismo e do Geoturismo.

Ler relatório completo...
 
Montanhas Mágicas® marcaram presença na Conferência Anual da Federação EUROPARC, na Irlanda PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Quinta, 16 Outubro 2014 14:55

Realizada anualmente sob a alçada da Federação EUROPARC , decorreu de 28 de setembro a 01 de outubro a conferência de 2014 sob a temática “Compreender o Valor da Natureza”, no coração do Killaney National Park, Irlanda, na qual as Montanhas Mágicas® marcaram a sua presença.

Todos os anos, a Federação EUROPARC reúne os seus membros, parceiros e todas as partes interessadas para uma conferência de quatro dias, tornando-se num dos eventos mais produtivos para o fortalecimento da Rede da Federação em toda a Europa.

Do programa constaram apresentações, workshops, visitas de campo e outras atividades de interesse organizadas no âmbito do tema da conferência. Antes do início da conferência, os membros da Federação EUROPARC, incluindo a ADRIMAG, participaram na Assembleia Geral, onde decorreu a eleição para o novo presidente e membros do Conselho da Federação. Assim, Ignace Schopps sucede a Thomas Hansson nos próximos 3 anos, e foram, ainda, eleitos os 7 membros do conselho.

A ADRIMAG é membro da Federação EUROPARC e o território Montanhas Mágicas® é, desde novembro de 2013, certificado como destino turístico sustentável, no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas.

A Federação EUROPARC é uma instituição que conta atualmente com 365 membros, representantes de áreas protegidas e classificadas distribuídas por toda a Europa, visando facilitar a cooperação internacional em todos os aspetos relativos à gestão das áreas protegidas tendo em vista a promoção e conservação do património natural comum.

Ver fotos...
 
BECK FEST, mega festival de desportos de natureza, aventura e música, invade as Montanhas Mágicas® PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Sexta, 09 Maio 2014 15:20

Está a decorrer, de 24 de abril a 22 de junho de 2014, nos sete municípios das Montanhas Mágicas® - Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra – um mega festival de desportos de natureza, aventura e música - o BECK FEST – Beck to Nature.

Promovido pela ADRIMAG, organizado pela Lusorafting e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte – On.2, no âmbito do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, o festival inclui diversas provas desportivas de competição nacional e internacional, atividades lúdico-desportivas dirigidas ao público em geral, e concertos musicais.

Esta é a primeira edição do BECK FEST – Beck to Nature, um evento que alia Natureza, desporto e música e que constitui um convite à descoberta dos atrativos naturais e culturais das serras de Montemuro, Arada e Gralheira – Montanhas Mágicas®, território recentemente classificado pela Europarc Federation como destino turístico sustentável, ao abrigo da Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas.

(Best Of de fotos do BECK FEST)

PROVAS, ATIVIDADES E CONCERTOS JÁ REALIZADOS
 
AROUCA EURO CUP – Descida turistica de rafting PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Terça, 15 Abril 2014 15:27

27 de abril de 2014 | 12h30 | Rio Paiva - Espiunca
Integrada no Programa Geral do BECK FEST

Descendo pelos rápidos do Rio Paiva e aproveitando a paisagem natural que o território lhe oferece, são vários os motivos para visitar Arouca.

Tirando o máximo partido destes recursos naturais, realiza-se, integrado no evento BECK FEST, promovido pela ADRIMAG, o AROUCA EURO CUP.

Este evento consiste numa prova do calendário da Federação Internacional de Rafting, constituída por três competições. Trata-se de um evento multidisciplinar que decorrerá nesta zona do País, nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2014.

Como parte integrante do programa do AROUCA EURO CUP, realiza-se ainda, no dia 27, uma Descida Turística de Rafting, na qual todos podem participar.

Inscreva-se já, e aproveite esta oportunidade de experimentar um dos desportos mais apelativos da região.

Este evento é promovido pela ADRIMAG, organizado pela Lusorafting com o apoio da Câmara Municipal de Arouca e cofinanciado pelo POR Norte - ON.2, no âmbito do QREN.

Saber mais...
 
BECK FEST nas Montanhas Mágicas® PDF Enviar por E-mail
Notícias - PROVERE
Quarta, 26 Março 2014 15:37

Entre os dias 24 de abril e 22 de junho de 2014 as Montanhas Mágicas® serão palco de um dos maiores festivais de desportos de natureza, aventura e música, o BECK FEST – Beck to Nature.

Sete municípios - Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra – ligados pela ADRIMAG e pelas serras da Freita, Arada e Montemuro, recebem este megaevento promovido pela ADRIMAG, organizado pela Lusorafting e cofinanciado pelo ON.2 | QREN no âmbito da EEC PROVERE Montemuro, Arada e Gralheira.

O BECK FEST tem como principal objetivo promover as Montanhas Mágicas® como destino turístico de excelência no que diz respeito à prática de diversos desportos de aventura, em plena natureza, destacando-se o rafting, a canoagem, o canyoning, o kayaking, o BTT, a escalada, as corridas de aventura e as caminhadas.

Recentemente reconhecido pela Europarc - Federação Europeia de Parques, como destino turístico sustentável ao abrigo da Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas, as Montanhas Mágicas® são constituídas por 5 espaços classificados: 4 pertencentes à Rede Natura 2000 - Rio Paiva, Rio Vouga, Serras da Freita e Arada e Serra de Montemuro; e 1 espaço classificado no âmbito das redes Europeia e Global de Geoparques sob os auspícios da Unesco, o Arouca Geopark.

Visite as Montanhas Mágicas® entre os dias 24 de abril e 22 de junho de 2014 e desfrute de toda a sua riqueza natural e cultural assistindo e/ou participando nas provas desportivas e nos concertos musicais do BECK FEST.

O programa definitivo do evento será brevemente publicado em www.beckfest.com.

Ver VIDEO PROMOCIONAL
 


Pág. 1 de 6

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.