Processo RVCC Escolar
O processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) tem como finalidade conferir uma CERTIFICAÇÃO ESCOLAR através da valorização das competências adquiridas ao longo da sua vida em diversificados contextos.
Destinatários Pode frequentar o processo de RVCC de nível básico (4º, 6º ou 9º ano de escolaridade) se tiver 18 ou mais anos de idade e não concluiu o 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade. Pode frequentar o processo de RVCC de nível secundário (12º ano de escolaridade) se tiver 23 ou mais anos de idade e não concluiu o 12º ano de escolaridade, ou, se tiver entre os 18 e os 23 anos de idade e tenha pelo menos 3 anos de experiência profissional comprovada.
Vantagens • Valorizar os conhecimentos adquiridos pelo adulto ao longo da sua vida • Aumentar a sua qualificação escolar • Concorrer a empregos que exigem níveis de escolaridade superior • Obter uma formação complementar • Promover o reconhecimento social e a valorização pessoal • Facilitar a inserção no mercado de trabalho • Facilitar a progressão na carreira • Possibilitar o ingresso no Ensino Superior
Vantagens para Empresas/Entidades • Aumentar a qualificação dos quadros • Melhorar o currículo da organização • Valorizar os processos de certificação da qualidade
Documentação necessária • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão • Certificado de Habilitações
No caso de um cidadão estrangeiro, o acesso a um Centro Novas Oportunidades faz-se de acordo com o Decreto-Lei n.º 60/93, de 3 de Março, Decreto-Lei n.º 34/2003, de 25 de Fevereiro e o Decreto Regulamentar n.º 6/2004, de 26 de Abril, através da apresentação de um dos seguintes documentos: título de residência; autorização de residência; passaporte (com visto para permanência, estudo, trabalho ou estada temporária).
Fases do Processo O Centro Novas Oportunidades é um meio privilegiado para dar resposta às necessidades de qualificação da população adulta, dispondo para isso de equipas qualificadas e especializadas no trabalho a desenvolver nas seguintes etapas de intervenção:
Acolhimento: Atendimento e inscrição dos adultos, esclarecimento sobre a missão dos CNO, as diferentes fases do processo do trabalho a realizar, a possibilidade de encaminhamento para ofertas educativas e formativas ou de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
Diagnóstico: Análise do perfil do adulto, recorrendo designadamente a sessões de esclarecimento, análise curricular, entrevistas individuais e colectivas ou estratégias adequadas; identificação das melhores respostas disponíveis face à análise efectuada.
Encaminhamento: Proporcionar ao adulto informação que permita direccioná-lo para a resposta de qualificação que lhe seja mais adequada, podendo compreender o encaminhamento para o desenvolvimento de percursos de Educação e Formação exteriores ao CNO, ou para um Processo de RVCC.
Reconhecimento de Competências: Identificação pelo adulto dos saberes e competências adquirido ao longo da vida, através de um conjunto de actividades, assente na metodologia do Balanço de Competências.
Validação de Competências: Avaliação das competências adquiridas ao longo da vida, por confronto com os Referenciais de Competências-Chave.
Certificação de Competências: Apresentação do Adulto perante um júri de certificação com vista à conclusão do Processo de RVCC.
Formação Complementar: Se, após a conclusão do eixo do balanço de competências, um candidato não evidenciar todas as competências necessárias à certificação, de acordo com o Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos, relativo ao nível de qualificação que pretende obter, serão desenvolvidas sessões de formação complementar, de carácter residual.
Áreas de Competência Chave RVC de Nível Básico • Linguagem e Comunicação - LC • Cidadania e Empregabilidade - CE • Matemática para a Vida - MV • Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC
RVC de Nível Secundário • Cidadania e Profissionalidade - CP • Cultura, Língua e Comunicação - CLC • Sociedade, Tecnologia e Ciência - STC
|