ADRIMAG

Temos 30 visitantes em linha
Entrada Projectos de Cooperação
Potenciando capacidades em meio rural PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Terça, 28 Junho 2016 09:48

A ADRIMAG marcou presença na reunião de intercâmbio de experiências Leader, cujo objetivo é a criação de um sistema de formação em competências chave para pessoas adultas, em risco de exclusão social com baixos níveis de escolaridade.

Esta iniciativa, integrada no projeto de cooperação “Potenciando capacidades em meio rural” da Associação de Desenvolvimento Rural MAIV – Baixo Miño, decorreu nos dias 16 e 17 de junho de 2016, em Tominõ - Espanha, com a presença de Associações de Desenvolvimento Local de Espanha e de Portugal.

No decorrer da visita foi possível contactar com especialistas da Confederação Galega de Pessoas com Incapacidade (COGAMI), conhecer diversos projetos apoiados pela ADR MAIV – Baixo Miño, onde tivemos oportunidade de conhecer a Associação Vontade, que dispõe de serviços especializados para pessoas com incapacidade, sobretudo física, que fomentem as capacidades de auto realização para favorecer a integração social e profissional.

 
ADRIMAG recebe delegação croata PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Sexta, 17 Outubro 2014 11:17

De 1 a 7 de outubro, a ADRIMAG recebeu no seu território a visita de uma delegação, proveniente da Croácia, com o objetivo principal de contactar com a abordagem LEADER no território.

Composta por 4 presidentes de câmara, técnicos de um grupo de ação local e representante do geoparque PAPUK na Croácia, representante da direção de turismo e de associações vinícolas, esta delegação iniciou a sua visita com a receção nos paços do concelho de Arouca com a presença de Margarida Belém, vereadora da câmara municipal de Arouca, e João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG. Durante estas boas-vindas foram dados a conhecer aos presentes os atributos que tão bem caracterizam Arouca, entre muitos o Geoparque Arouca, o qual tiveram oportunidade de comprovar com a visita à Casa das Pedras Parideiras, na serra da Freita.

Ainda no enquadramento da visita, a comitiva encontrou-se com o presidente da câmara municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, e com a vereadora Daniela Silva, momento este para contactar e partilhar o que de melhor Vale de Cambra tem para oferecer e o trabalho que aí vem sendo desenvolvido na área LEADER, seguindo-se uma visita guiada à Adega Cooperativa de Vale Cambra e à Quinta Ana Horvatt, casa de agroturismo, apoiada pelo SP3 PRODER e propriedade da Fundação Luiz Bernardo Almeida.

Ler mais e ver as fotos...
 
Encerramento do projeto T-ISSE PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Quarta, 16 Julho 2014 14:14

Encontra-se em fase de encerramento o projeto T-ISSE (Training Innovation Skills for Social Economy) promovido pela ADRIMAG no âmbito de uma parceria GRUNDTVIG.

O Projeto tinha como objetivos desenvolver uma ferramenta de diagnóstico da inovação para entidades da economia social, compilar e trocar entre parceiros e países, metodologias de formação que promovam a aquisição de competências para a inovação, criar e testar uma plataforma de formação on-line para dar acesso às metodologias, e ainda testar a mesma plataforma e os materiais desenvolvidos com um grupo-alvo específico.

Todos os objetivos formulados foram cumpridos, tendo sido convidadas algumas entidades da zona de intervenção da ADRIMAG para se submeterem à ferramenta de diagnóstico e para testarem a plataforma e as metodologias de formação.

A parceria de desenvolvimento contou com entidades de Portugal, Espanha, República Checa, Hungria, Reino Unido, Itália e Croácia. A plataforma encontra-se em t-isse.lascaux.it . Aceda para saber mais sobre o projeto e conhecer as metodologias de formação.

Ver fotos...
 
ADRIMAG promove formação na área de Higiene e Segurança Alimentar PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Sexta, 27 Junho 2014 15:15

No seguimento do projeto E-Arte e no âmbito da estratégia de qualificação do artesanato do território Montanhas Mágicas, encontra-se a decorrer desde o dia 03 de junho de 2014, no CADL – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local da ADRIMAG, a formação em Higiene e Segurança Alimentar e HACCP, uma iniciativa da ADRIMAG em parceria com o CEARTE- Centro de Formação do Artesanato, entidade que ministra a referida formação.

Esta formação procura ir, também, ao encontro da Estratégia Local de Desenvolvimento da DLBC – Desenvolvimento Local da Base Comunitária que vem sendo preparada no âmbito da entrada do novo Quadro Comunitário, que passará também pela estimulação do potencial dos bens alimentares artesanais e da gastronomia de referência que o território Montanhas Mágicas apresenta, e a sua promoção e divulgação juntos dos mercados nacionais e internacionais.

Esta formação destina-se aos artesãos no ativo na área da confeção de bens alimentares artesanais e aos profissionais que desenvolvem atividade na área da restauração, prevendo-se o seu término para meados de julho de 2014.

 
Projeto CSI – Centers of Social Innovation PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Terça, 27 Maio 2014 15:20

No âmbito do projeto CSI – Centers of Social Innovation, a ADRIMAG recebeu na semana de 19 a 23 de maio um grupo de técnicos e representantes de organizações de âmbito social e grupos de ação local (GAL) provenientes da República Checa. Esta visita de estudo teve como principal objetivo contactar com casos de boas práticas de inovação social existentes no território de intervenção da ADRIMAG e a eventual transferência de metodologias e know-How para a República Checa, com vista à criação de Centros de Inovação Social no país.

A ADRIMAG, enquanto parceira da CCO – Center for Community Organizing Moravian – Região da Silésia, contribui significativamente para o desenho dos serviços a prestar, o desenvolvimento de metodologias e a adoção de estratégias através do contacto com instituições referenciadas do ponto de vista de inovação social, com vista à adaptação e transferência de saberes e competências. De referir a impressão extremamente positiva que os parceiros checos ficaram após a visita a algumas entidades, destacando-se: AroucaInclui, AICIA, Família Feliz, ASSR Nespereira, Ervital, Capuchinhas de Montemuro, Arouca Geopark e Associação Montemuro.

Este projeto iniciou-se em junho de 2013 no qual a ADRIMAG atua como parceiro transnacional, assim como outros parceiros da Espanha, Reino Unido e Áustria, prevendo-se o seu término para novembro de 2014.

Ver fotos...
 


Pág. 2 de 8

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.