ADRIMAG

Temos 14 visitantes em linha
Entrada Notícias
Plano de Atividades e Orçamento 2024 PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Quinta, 01 Fevereiro 2024 14:57

Caros associados podem consultar aqui o PLANO DE ATIVIDADES & ORÇAMENTO 2024 da ADRIMAG.

 

Plano de Atividades e Orçamento 2024 - ADRIMAG
 
Reunião internacional do projeto REBOUND – Fostering Resilience in Rural Communities PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Sexta, 19 Janeiro 2024 15:44

Decorreu nos dias 11 e 12 de dezembro, em Liubliana, na Eslovénia, a última reunião internacional do projeto REBOUND – Fostering Resilience in Rural Communities. Tendo como anfitriã a Universidade de Liubliana, esta reunião de projeto serviu para realizar uma análise e avaliação do projeto e do Produto Intelectual nº2 que visa o desenvolvimento e implementação de um Special Purpose Award, nível 6 acordo com o QEQ – Quadro Europeu de Qualificações, em Resiliência Rural, acreditado pela TUS - Technological University of the Shannon.

Este programa de formação e capacitação visa dotar profissionais e voluntários que desempenham funções no âmbito do desenvolvimento rural, de competências e conhecimentos em resiliência rural.

Esta reunião permitiu ainda a visita a alguns locais e empreendedores, verdadeiros exemplos de resiliência rural, nomeadamente a visita à Casa dos Apicultores, à vila de Škofja Loka que se encontra a recuperar das inesperadas inundações de agosto passado, Arts&Craft Centre DUO, um grupo de artesãos também apoiado pelo LEADER/DLBC, Etri Group uma empresa de inovação social, a vila de Šenčur, nomeadamente o seu Centro Intergeracional de Šenčur, e Dvor Jezeršek, um restaurante/ academia de culinária, um projeto LEADER/DLBC que se encontra integrado numa comunidade local e que é responsável pelo fornecimento de comida para as escolas.

O projeto terminará no final de fevereiro e prevê-se a realização do evento multiplicador ainda durante o mês de janeiro, durante o qual se apresentarão os resultados do Projeto.

Os parceiros deste projeto são: TUS - Technological University of the Shannon, Universidade de Liubliana,Agência de Desenvolvimento de Kozjansko da Eslovénia, AEIDL- European Association for Innovation in Local Development, O'Keeffe Social Research da Irlanda e ADRIMAG de Portugal.

Para saber mais, consulte: https://ruralresilience.eu/

 

Ver FOTOS...
 
Renovação do Parque de Tratores Agrícolas: Alterações às características dos tratores aprovados PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Sexta, 03 Novembro 2023 15:35

O PEPAC no Continente informa que, no âmbito do último concurso para a «Renovação do parque de tratores agrícolas» que abrangeu todo o território de Portugal Continental (Operações 3.2.2 «Pequenos investimentos na Exploração Agrícola» e 10.2.1.1 «Pequenos investimentos nas explorações agrícolas») é possível alterar a potência do trator que foi aprovado, reduzindo-a ou aumentando-a, desde que:

- A potência do trator a adquirir não exceda o dobro da potência do trator a abater;
- A Valia Global da Operação (VGO) que venha a resultar destas alterações não seja inferior a 10 pontos.

Estas alterações não carecem de Pedidos de Alteração, sendo consideradas adaptações técnicas, a validar em sede de Pedido de Pagamento.

Caso o trator a adquirir resulte num investimento superior ao aprovado, não haverá lugar a qualquer aumento do apoio.

Mais se esclarece que considera-se trator com cabine o trator que de origem vem equipado com a respetiva cabine.

In PRD2020

 

 

⚠️ ATENÇÃO! Tem a sua candidatura aprovada? Antes de adquirir o seu trator contacte-nos para confirmar a potência.

 
Montanhas Mágicas® | MAGazine nº 21 PDF Enviar por E-mail
Notícias - MAGazines
Quinta, 10 Agosto 2023 16:46

Dois factos marcam esta edição da Magazine Montanhas Mágicas: os 30 anos da ADRIMAG e a conclusão do ciclo do programa CLDS4G nos 6 municípios da zona de intervenção da associação.

Foi a 27 de agosto de 1991 que foi criada a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira, por um grupo de 11 associados privados, aos quais três anos mais tarde se associariam os Municípios. Agregava então 7 concelhos que tinham como matriz fundamental a ruralidade e visando o desenvolvimento integrado e harmonioso deste território das montanhas mágicas do Montemuro, Arada e Gralheira. Iniciava-se um projeto absolutamente estruturante nesta região.

Motor impulsionador de todo o território, com uma estratégia assente no trabalho em parceria, e fazendo o melhor uso dos fundos provenientes da então Comunidade Económica Europeia, agora União Europeia, a ADRIMAG foi responsável por projetos e dinâmicas que mudaram esta região, atraindo novas pessoas e negócios e melhorando as condições para os que cá residem, intervindo em áreas tão diversas como a gestão de fundos comunitários e nacionais, o turismo sustentável ou a edução e formação de adultos.

Figura absolutamente basilar nestes 30 anos de atividade tem sido o seu coordenador quase desde o início, João Carlos Pinho, a quem deixo em meu nome e em nome de todos os autarcas e demais parceiros antigos e atuais ligados à ADRIMAG um vivo e sentido agradecimento, agradecimento este que é extensível a toda à equipa que coordena. O valor e mérito da sua liderança estão patentes nos resultados alcançados pela associação ao longo destas 3 décadas.

Tendo passado de 1 funcionária para os atuais 46 colaboradores, a ADRIMAG teve, nas palavras do seu coordenador, um crescimento exponencial, “com a introdução de novas valências, nomeadamente na área social”, área esta em que se destaca o programa CLDS4G, que agora chega ao fim, e cujo trabalho e impacto também se encontra em destaque nas páginas subsequentes.

Visando promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social, como é o caso da população idosa, nomeadamente a residente nas aldeias serranas, mobilizando a ação integrada de diversos agentes e recursos locais, tendo-se constituído como um importante instrumento de combate à exclusão social como dão conta disso os diversos testemunhos que são dados a conhecer nesta revista.

O programa CLDS4G teve também um papel crucial na emergência de dinâmicas territoriais que permitiram a valorização da nossa identidade, dos nossos saberes e tradições, trabalhando para termos comunidades mais capacitadas, revitalizadas e resilientes. É urgente assim proceder-se ao lançamento do próximo ciclo do programa. Interromper o trabalho efetuado, o que estamos certos não irá acontecer, seria voltar uma vez mais ao esquecimento estes territórios e as suas gentes que continuam a resistir e a mostrar que interior também rima com inclusão.

Margarida Belém
Presidente da Direção da ADRIMAG

 

Nota: A revista em formato papel já se encontra disponível gratuitamente nos locais habituais (Sede da ADRIMAG e Postos de Turismo dos 7 municípios).

MAGazine nº 21
Capa

 

 
Relatório Anual da Execução da EDL Montanhas Mágicas | 2022 PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Terça, 11 Julho 2023 17:19

Encontra-se disponível para consulta o Relatório Anual da Execução da Estratégia de Desenvolvimento Local Montanhas Mágicas 2020, para o ano 2022.

ADRIMAG-RELATORIO_EDL_MM_2022.pdf

 


Pág. 1 de 111

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.