ADRIMAG

Temos 122 visitantes em linha
Entrada Todas as Notícias
II Fase da CETS - Candidatura a Parceiros da Carta PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Quarta, 17 Novembro 2021 17:00

Aviso: Informam-se todos os interessados que o prazo de candidatura para a seleção das primeiras 18 empresas das Montanhas Mágicas a aderir à II Fase da Carta Europeia de Turismo Sustentável foi prolongado até às 17h do dia 14 de dezembro. Assim sendo, o período de análise de candidaturas e eventuais pedidos de esclarecimentos terá lugar entre os dias 15 e 20 de dezembro, sendo os resultados publicados no dia 23 de dezembro.

Encontra-se aberto o período de candidatura para a seleção das primeiras 18 empresas das Montanhas Mágicas a aderir à II Fase da Carta Europeia de Turismo Sustentável, com vista ao seu reconhecimento como Parceiros da Carta.


No caso específico do Território CETS das Montanhas Mágicas e nesta primeira edição de candidaturas à II Fase da CETS, entendeu-se privilegiar a montagem de uma oferta BTT associada à Grande Travessia das Montanhas Mágicas (GTMM). Esta travessia compreende 14 etapas de BTT num total aproximado de 280 km ao longo dos sete concelhos que integram a área geográfica de trabalho da ADRIMAG, com extensões médias de 24 km. A sua execução está na fase final e prevê-se a sua inauguração no primeiro semestre de 2022.

São candidatos à II Fase da CETS das Montanhas Mágicas (municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães e Vale de Cambra da região Norte e aos municípios de Castro Daire, São Pedro do Sul e Sever do Vouga da região Centro) as entidades (públicas ou privadas) das seguintes tipologias:

  • Empresas de Alojamento cuja oferta integra infraestruturas/equipamentos/serviços que respondem às necessidades do mercado do BTT ou, caso contrário, declaram assumir esta integração como um dos compromissos a incluir no seu Programa de Atividades (a 3 anos) e cuja sede/estabelecimento  tem que estar localizada no território das Montanhas Mágicas, mais especificamente numa área de ação/buffer igual ou inferior a 4km (2km para cada lado) relativamente à GTMM;
  • Empresas de Restauração cuja oferta integra infraestruturas/equipamentos/serviços que respondem às necessidades do mercado do BTT ou, caso contrário, declaram assumir esta integração como um dos compromissos a incluir no seu Programa de Atividades (a 3 anos) e cuja sede/estabelecimento3 tem que estar localizada no território das Montanhas Mágicas, mais especificamente numa área de ação/buffer igual ou inferior a 4km (2km para cada lado) relativamente à GTMM;
  • Empresas de Animação Turística com oferta específica para o mercado do BTT ou, não a possuindo, declaram assumir este tipo de oferta como um dos compromissos a incluir no seu Programa de Atividades (a 3 anos) e cuja sede/estabelecimento3 está localizada no território das Montanhas Mágicas;
  • Empresas classificadas como Outras (Centros Cyclin'Portugal, oficinas de bicicletas, aluguer de bicicletas, outro tipo de serviços de apoio à atividade do BTT, etc.) e cuja sede/estabelecimento3 tem que estar localizada no território das Montanhas Mágicas, mais especificamente numa área de ação/buffer igual ou inferior a 4km (2km para cada lado) relativamente à Grande Travessia das Montanhas Mágicas.

O prazo para apresentação de candidaturas decorre entre o primeiro dia útil seguinte ao da publicação deste documento referencial e até às 17h do dia 07 de dezembro de 2021.

Toda a informação necessária sobre o processo de candidatura e seleção encontra-se disponível para consulta no documento referencial.

Dúvidas ou questões relacionadas com as candidaturas devem ser remetidas para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar até ao dia 26 de novembro de 2021.

 

Nota: Os anexos 1 e 2 são minutas em formato editável (Word). Para os utilizarem devem transferir uma cópia utilizando a opção "Ficheiro" e "Transferir", no canto superior esquerdo.

 
DLBC - Abertura de Candidaturas - 10.2.1.1 | 10.2.1.2 | 10.2.1.3 PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Segunda, 18 Outubro 2021 10:00

Informamos que as candidaturas às medidas 10.2.1.1, 10.2.1.2 - Setor do Vinho, 10.2.1.2 e 10.2.1.3 do PDR2020, para o território das Montanhas Mágicas, decorrerão entre as 10H00 do dia 18 de outubro de 2021 e as 14H59m do dia 22 de novembro de 2021 conforme anúncio aqui publicado:

- Aceder ao Balcão do Beneficiário - PDR2020

VER ANÚNCIO
 
Montanhas Mágicas® | MAGazine nº 18 PDF Enviar por E-mail
Notícias - MAGazines
Sexta, 24 Setembro 2021 16:46

As Montanhas Mágicas não são "só" um território. Mais do que tudo, mais do que nunca, as Montanhas Mágicas são as pessoas que as habitam. É essa a marca principal da ADRIMAG, bem explícita no logotipo que nunca quisemos alterar ou reformular, ao longo dos nossos 30 anos de existência e que este ano assinalamos. Nesse logotipo, a paisagem compõe um rosto. Foi esse, desde o início, o nosso foco, o nosso desígnio. Nenhum território progride, evolui, sem esse dado imprescindível e basilar: AS PESSOAS.

Nesse sentido, e ainda com uma pandemia presente, dedicamos esta edição ao trabalho continuado dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4ª Geração coordenados pela ADRIMAG, nos seis territórios que estes abrangem: Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, cujos presidentes de câmara quisemos ouvir, relativamente ao impacto do trabalho das diversas equipas nos seus municípios, assim como as suas perspetivas de futuro, no que concerne ao contributo que estes projetos podem dar, no sentido da melhoria de vida das comunidades em que estão inseridos.

Cumprindo as sucessivas normas sanitárias em vigor, procedendo a todas as adaptações possíveis e fazendo uso de uma criatividade sem precedentes, os CLDS 4G coordenados pela ADRIMAG tiveram sempre bem presente o seu e nosso foco: AS PESSOAS. Por isso, nos seus diversos raios de ação, os nossos Contratos Locais de Desenvolvimento Social continuaram a fazer o que fazem melhor: agiram, fizeram acontecer, não se resignaram às circunstâncias excecionais que atravessámos. Apoiaram as famílias, foram sempre uma palavra amiga e disponível para os idosos em isolamento, acompanharam as pessoas em situação de desemprego, desenvolveram iniciativas de índole
ambiental, foram sinal de futuro e de esperança para as crianças e para os jovens. Uma enumeração que constituiria, por si só, todo o editorial. Mas, melhor do que essa enumeração, serão as páginas que se seguem, com alguns exemplos do que foi possível fazer acontecer nos seis concelhos, não obstante o contexto pandémico e tudo o que o mesmo implicou.

Tempos desafiantes e difíceis têm em si a particularidade de nos fazer medir bem a matéria de que somos feitos e de procurarmos estar à altura das circunstâncias enquanto indivíduos, enquanto coletivo. Na ADRIMAG, a celebrar 30 anos num ano atravessado por uma pandemia, este tempo é o de contemplarmos (orgulhosos) o passado e de olharmos (esperançosos) o futuro. Sempre com o nosso foco bem presente: AS PESSOAS. Foi por isso que tudo começou há trinta anos, no dia 27 de agosto de 1991. É por isso, também, que a ADRIMAG continuará!

Com um forte abraço e votos de muita saúde,

Até breve!

João Carlos Pinho

Nota: A revista em formato papel já se encontra disponível gratuitamente nos locais habituais (Sede da ADRIMAG e Postos de Turismo dos 7 municípios).

Clique para ver a edição on-line
 
Relatório Anual da Execução da EDL Montanhas Mágicas | 2020 PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Quinta, 19 Agosto 2021 14:55

Encontra-se disponível para consulta o Relatório Anual da Execução da Estratégia de Desenvolvimento Local Montanhas Mágicas 2020, para o ano 2020.

ADRIMAG-RELATORIO_EDL_MM_2020.pdf

 
Encontro da Lusofonia: “Os desafios da Cooperação em contexto de pandemia” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Terça, 29 Junho 2021 16:20

No âmbito do projeto de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”, a ADIRN enquanto entidade coordenadora e o Município de Torres Novas, bem como os restantes vinte parceiros deste projecto, dos quais o GAL ADRIMAG faz parte,  irão realizar o Encontro da Lusofonia, que decorrerá nos próximos dias 1 e 2 de julho na Biblioteca Municipal de Torres Novas.

Este encontro contará com a presença do Senhor Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Engº Jorge Santos bem como a Senhora Secretaria de Estado Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra Berta Nunes. O Senhor Secretario de Estado da Cooperação marcará a sua participação através de mensagem previamente gravada.

O tema principal em debate será: “Os desafios da Cooperação em contexto de pandemia”.

No painel um será dada voz às experiências em curso de cooperação entre os GAL (Grupos de Acção Local) e as ONG dos países lusófonos, com especial destaque para a participação online de parceiros de Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Brasil. No painel dois será dada voz aos municípios, estando confirmada a presença do Senhor Presidente da Camara de Ribeira Grande, Eng. Orlando Delgado que dará testemunho da geminação do Municipio da Ribeira Grande em Santo Antão com Torres Novas, estando ainda representados outros municípios dos territórios parceiros que apresentarão as suas experiências no âmbito desta temática, em que o objetivo será a articulação dos diversos instrumentos de cooperação para otimizar o desenvolvimento dos territórios. Neste painel serão ainda apresentadas experiências de intercâmbio cultural e científico, nomeadamente na área do ensino universitário, contando desde já com a participação do Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Aveiro e Escola Agrária de Coimbra.

O Painel três será dedicado a perspetivar o futuro da cooperação no Quadro de Apoio 2030. Aqui serão apresentadas as conclusões dos Grupos de Trabalho organizados no dia anterior entre os participantes, mas também com as entidades da tutela, confirmando-se a presença do Engº. Rui Rafael, coordenador da área do desenvolvimento Local da AGPDR2020, bem como da Presidente da Federação Minha Terra, Engª Ana Paula Xavier.

O projeto de cooperação Terras da Lusofonia, insere-se na medida 10.3 – Cooperação dos GAL  do PDR2020, tendo como parceiros 21 entidades portuguesas (GAL – Grupos de Ação Local): ADIRN; ADDLAP; ADRIMAG; ADRIMINHO; ADL; ADRACES; ADER-AL; AVEIRO NORTE (AIDA); AVEIRO SUL (AIDA); APRODER; ADRITEM; BEIRA-DOURO; COIMBRA MAIS FUTURO; DESTEQUE; DUECEIRA; MONTE; PINHAL MAIOR; RUDE; SOL DO AVE; TAGUS; TERRAS DE SICÓ quatro parceiros de Cabo Verde: AGRORIG; COOPERATIVA MULHERES DO SAL – A INCUBADORA; ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA NATUREZA DE S. VICENTE; PROEMPRESA, um parceiro do Brasil, INSTITUTO GARBAGE e um parceiro de S. Tomé e Príncipe.

Apresenta como objetivos principais: Implementação e animação da "Casa da Lusofonia"; Disseminação e transferência de conhecimentos e competências; Fomento de trocas culturais e comerciais; Inclusão social; Estímulo à expansão dos agentes económicos; Apoio á criação de entrepostos comerciais; Reforço da capacidade técnica de gestão e coordenação; Consolidação de parcerias com entidades nos diferentes países parceiros; Promoção e divulgação dos territórios parceiros.

Transmissão em direto aqui.

Cartaz / Programa


 


Pág. 7 de 111

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.