ERASMUS+ Versão para impressão

 

O que é o Erasmus +?

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

Entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014 e a sua estrutura evoluiu do anterior programa Aprendizagem ao Longo da Vida, refletindo a necessidade de uma maior simplificação e racionalização, maior transparência e facilidade de acesso para as organizações e cidadão europeus. O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, nas quais se insere a Educação de Adultos.

O Erasmus+ está estruturado em 3 ações-chave:

  • Ação 1 – Mobilidades para fins de aprendizagem;
  • Ação 2 – Cooperação para a Inovação e Boas Práticas;
  • Ação 3 – Apoio à Reforma das Políticas;

A ADRIMAG possui um vasto historial no que aos Projetos ERASMUS+ diz respeito, quer enquanto coordenadora de projetos, quer enquanto parceira.

Atualmente, a ADRIMAG encontra-se a executar os seguintes projetos:

 

AÇÃO-CHAVE 2: Parcerias Estratégicas

  • REBOUND – Fostering Resilience in Rural Communities

 

O Projeto REBOUND teve início em fevereiro de 2022 e irá decorrer até fevereiro de 2024. As entidades parceiras são o TUS - Technological University of the Shannon da Irlanda, Universidade de Ljubljana e a Agência de Desenvolvimento Kozjansko, ambas da Eslovénia, O'Keeffe Social Research da Irlanda e LEDA Partenariat Reseau De Developement (LDNET), da França.

Este projeto foca-se na promoção da resiliência nas comunidades rurais, identificando práticas inovadoras em matéria de resiliência, divulgar e promover o conhecimento. Os objetivos são:

- Reunir experiências e modelos de boas práticas no que respeita à construção da resiliência rural;

- Conceber uma ferramenta de medição, sinalização e planeamento estratégico da resiliência que os profissionais possam utilizar numa gama diversificada de cenários geográficos;

- Envolver-se com os profissionais (no ensino profissional, desenvolvimento rural e cenários da sociedade civil, entre outros) no desenho colaborativo de um programa inovador de formação e capacitação que lhes permita efetivamente promover a resiliência rural;

- Aperfeiçoar um repositório digital de avaliação e aprendizagem com uma série de dimensões e indicadores para medir a resiliência/vibração da comunidade rural, incluindo as perceções e experiências dos cidadãos; e

- Envolver-se com múltiplos atores na transferência de aprendizagens para práticas de planeamento, utilização do solo, adaptação climática, produção alimentar, ecologia, diversificação económica, prestação de serviços, bem-estar e outras dimensões.

Estes objetivos serão alcançados através de um programa de formação e capacitação, orientado para a prática, robusto, confiável e focado em soluções, que irá reconhecer o mérito das comunidades resilientes e permitir que os agentes locais, avaliem, promovam, revejam, ajustem e avaliem abordagens para a promoção da resiliência em vários tipos de áreas rurais na Europa.

Pode encontrar mais informações no site do projeto em https://ruralresilience.eu/pt-pt/

  • FarmElder


Na sequência do projeto FARCURA – Fostering inclusion throught Social Farming desenvolvido anteriormente com conclusão em 2021, surgiu a oportunidade de manter o enfoque na agricultura social através de um novo projeto designado de FarmElder.

As entidades parceiras do projeto são: TUS - Technological University of the Shannon da Irlanda, entidade coordenadora do projeto, South Kerry Development Partnership Limited (Irlanda), Mosaic – Associação para a Inclusão Social (Eslovénia), Instituto Biotécnico Naklo (Eslovénia), Hof und Leben GmbH (Alemanha), Hochschule fur Nachhaltige Entwicklung Eberswalde (Alemanha), ELO - European Landowners Organization (Bélgica) e a ADRIMAG.

O projeto FarmElder incide sobre o conceito de agricultura social, permitindo a construção de um processo formativo, procurando-se demonstrar os múltiplos benefícios associados à prática da agricultura social em território rural, junto de grupos específicos de seniores, ou idosos beneficiários de organizações prestadoras de cuidados junto dos mesmos. Este projeto assenta numa abordagem inovadora em duas áreas importantes de atual crescimento na área social, mas ainda pouco explorada: agricultura social e prestação de cuidados na velhice.

O projeto FarmElder iniciou em 2022 e tem como término previsto março de 2024.

Pode encontrar mais informações no site do projeto em: https://farmelder.eu/pt-pt

 

PROJETOS CONCLUÍDOS

AÇÃO-CHAVE 1: Mobilidades Individuais

  • APRENDER+ - Projeto que visou a realização de mobilidades para fins de aprendizagem de técnicos/staff, em diferentes instituições europeias. Este projeto teve início a 01 de junho de 2015 e término previsto a 31 a maio de 2017.
  • GEOEDUCAÇÃO EM AÇÃO – Projeto realizado em consórcio com os 7 municípios das Montanhas Mágicas, aprovado a 09 de maio de 2016 e teve a duração de 2 anos.

 

AÇÃO-CHAVE 2: Parcerias Estratégicas

  • FARCURA – Fostering Education Through Social Farming

A ADRIMAG, parceira deste projeto ERASMUS+, participa através do projeto Projeto (Re) Colher – Horta Sociocomunitária, desenvolvido no âmbito da atividade do CLDS Arouca Inclui, identificada como estudo de caso, dando a conhecer aos parceiros esta resposta inovadora que permitiu a integração social de indivíduos em perigo de exclusão social através da integração dos mesmos em atividades na Horta Sociocomunitária.

Este projeto teve início a 30 de outubro e vigorará por 24 meses. As entidades parceiras deste projeto são o LIT – Limerick Institute of Tecnhology da Irlanda, entidade coordenadora do projeto, SOUTH KERRY DEVELOPMENT PARTNERSHIP LIMITED, da Irlanda, Grunt, Empresa social da Eslovénia, Instituto Biotécnico Naklo da Eslovénia, Hof und Leben GmbH e Agrarsoziale Gesellschaft e.V, ambas da Alemanha, European Landowners Organization da Bélgica e a ADRIMAG. Este projeto debruça-se sobre a importância da agricultura social, considerada uma abordagem inovadora para melhorar a inclusão social entre grupos marginalizados nas áreas rurais, partindo de modelos inovadores no âmbito da agricultura social. Este projeto procura identificar esses modelos inovadores de agricultura social e estudos de caso associados, permitindo a partilha com outras entidades através de uma plataforma online, formato de OER – Open Education Ressources, na qual serão partilhados todos os materiais e instrumentos criados no âmbito do projeto, e passíveis de importar e replicar.

Pode encontrar mais informações no site do projeto em https://farcura.eu/

 

  • Projeto F3E – From Education to Enterpreneurship


O Projeto F3E é um projeto que irá ser desenvolvido durante 2 anos por 4 parceiros: a ADRIMAG, BIB de Espanha, BEC da República Checa e a Fundação para a Educação, da Polónia, todas elas ligadas à área da Formação de Adultos e Empreendedorismo.

Este projeto pretende desenvolver uma abordagem/metodologia inovadora de estímulo ao empreendedorismo, por meio da educação de adultos, através da criação de uma ação de formação. Este projeto irá ser desenvolvido por fases, sendo a primeira a realização de um diagnóstico e avaliação das necessidades de formação na área do empreendedorismo, seguido do desenho de um plano curricular com identificação de competências chave a serem desenvolvidas e posterior teste/aplicação, em contexto de formação, a potenciais empreendedores. Este projeto reforça, ainda, a relação subsidiária que existe entre a educação/formação de adultos e o mercado de trabalho.

Acompanhe este projeto no LinkedIn: www.linkedin.com/showcase/Erasmus-F3E

Mais informações: https://supportforentrepreneurs.eu/e-learning/pt/home-portugues/

 

  • TELI2  - Transnational Education in LEADER Implementation 2

A ADRIMAG participa atualmente, enquanto parceira, no projeto TELI2  - Transnational Education in LEADER Implementation 2. Este projeto visa estudar a execução do programa LEADER em vários países da UE, nomeadamente Irlanda, Eslovénia, Croácia, Polónia, Roménia e Portugal. O projeto procura exemplos de modos de implementação mais eficazes nos países parceiros e consequente transferência deste conhecimento através de uma unidade curricular/ programa credenciado pela Universidade de Liubliana, Eslovénia e pelo Limerick Institute of Technology, na Irlanda. Este projeto procura, igualmente, promover a partilha de aprendizagens entre os países que têm vasta experiência no desenvolvimento de programas LEADER, como é o caso de Portugal, e aqueles que iniciam agora a sua experiência na implementação do LEADER.

 

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  • PARTNERSHIP FOR GEOEDUCATION

Este projeto visa a definição de uma metodologia com base na experiência dos geoparques que integram cada território, dada a sua experiência no desenho e implementação de programas e projetos educativos, nos contextos formal, não formal e informal. A ADRIMAG participa neste projeto enquanto parceira, sendo os restantes parceiros GAL Barun Trenk da Croácia, GAL HÁSKÓLAFÉLAG SUDURLANDS da Islândia e GAL Stowarzyszenie Kaczawskie da Polónia (entidade coordenadora). Este contacto com o trabalho desenvolvido no âmbito da geoeducação em cada um destes territórios permitirá um enriquecimento mútuo e uma aprendizagem que se pretende profícua e frutífera. Este projeto tem início a 01 de setembro de 2014 e término a 31 de agosto de 2016.

 

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atualizado em Quinta, 09 Março 2023 17:40