CQEP - Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional Versão para impressão

De acordo com o Despacho nº 1450/2014 de 29 de janeiro 2014, foi autorizado o funcionamento do Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), promovido pela ADRIMAG, na NUT III de Entre Douro e Vouga.
O CQEP da ADRIMAG encontra-se em funcionamento desde do dia 17 de março de 2014 e no âmbito das suas atribuições estão:

  • Informação, orientação e encaminhamento de jovens com idade igual ou superior a 15 anos, ou independentemente da idade a frequentar o 9º ano de escolaridade.
  • Informação, orientação e encaminhamento de adultos.
  • RVCC Profissional - Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais e ou Dupla Certificação nas seguintes áreas de educação e formação:

345-Gestão e administração
346-Secretariado e trabalho administrativo
521-Metalurgia e metalomecânica
621-Produção agrícola e animal
761-Serviços de apoio a crianças e jovens
762-Trabalho social e orientação
811-Hotelaria e restauração

CQEP’s O que são?

Os CQEP constituem-se como a porta de entrada dos cidadãos no Sistema Nacional de Qualificações, visando dar seguimento ao seu percurso de qualificação e/ou de carreira numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Independentemente da idade, os cidadãos encontram no CQEP uma equipa especializada e empenhada na construção de percursos individuais de qualificação escolar e /ou profissional, relevantes e significativos para a sua integração social e profissional.

Estes centros estão abertos a públicos diferenciados, que em determinadas fases da sua vida podem aceder aos serviços disponibilizados no âmbito da orientação e do reconhecimento, validação e certificação de competências.

A atividade dos CQEP centra-se:

Na informação, orientação e encaminhamento de jovens e de adultos que procurem uma formação escolar, profissional ou de dupla certificação e ou visem uma integração qualificada no mercado de trabalho.

No desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) adquiridas pelos adultos ao longo da vida.

A quem se destina:

Os CQEP destinam-se a todos os que procuram uma qualificação, com o objetivo de prosseguir estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho:

- Jovens com idade igual ou superior a 15 anos ou, independentemente da idade, a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico;

- Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências.

Os CQEP asseguram as seguintes etapas de intervenção:

Acolhimento – inscrição do candidato (jovem ou adulto) e seu esclarecimento, considerando a missão e o âmbito de intervenção dos CQEP;

Diagnóstico – análise do perfil do candidato, com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas);

Informação e Orientação – identificação de projetos individuais de educação e qualificação profissional, tendo presente opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração/ no mercado de trabalho;

Encaminhamento – concretização do encaminhamento do candidato para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de reconhecimento e validação e certificação de competências – RVCC (apenas possível para candidatos adultos. Caso tenham entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada), tendo por base o processo prévio de diagnóstico e orientação;

Reconhecimento e Validação de Competências – identificação e validação de competências adquiridas pelos adultos ao longo da vida, em contextos de aprendizagem formais, não formais e informais.

Certificação de Competências – demonstração das competências dos adultos, perante um júri, através da realização de uma prova.

Monitorização – monitorização do percurso dos jovens e adultos encaminhados para as diferentes ofertas qualificantes, com o objetivo de verificar o cumprimento ou o desvio das trajetórias definidas, bem como conhecer os resultados das aprendizagens ao nível do sucesso e da interação com o mercado de trabalho.

Parcerias para a qualificação:

Neste novo paradigma, os CQEP assumem um papel determinante na construção de pontes entre a educação, a formação e o emprego.

Desta forma, os CQEP operam em parceria, de modo flexível, com diversas entidades (empregadores, escolas, operadores de formação, rede social e solidária, municípios, associações e serviços da Administração Pública), numa complementaridade de esforços que promove sinergias e respostas de qualidade.

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