ADRIMAG

Temos 15 visitantes em linha
Entrada Projectos de Cooperação
Encontro da Lusofonia: “Os desafios da Cooperação em contexto de pandemia” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Terça, 29 Junho 2021 16:20

No âmbito do projeto de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”, a ADIRN enquanto entidade coordenadora e o Município de Torres Novas, bem como os restantes vinte parceiros deste projecto, dos quais o GAL ADRIMAG faz parte,  irão realizar o Encontro da Lusofonia, que decorrerá nos próximos dias 1 e 2 de julho na Biblioteca Municipal de Torres Novas.

Este encontro contará com a presença do Senhor Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Engº Jorge Santos bem como a Senhora Secretaria de Estado Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra Berta Nunes. O Senhor Secretario de Estado da Cooperação marcará a sua participação através de mensagem previamente gravada.

O tema principal em debate será: “Os desafios da Cooperação em contexto de pandemia”.

No painel um será dada voz às experiências em curso de cooperação entre os GAL (Grupos de Acção Local) e as ONG dos países lusófonos, com especial destaque para a participação online de parceiros de Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Brasil. No painel dois será dada voz aos municípios, estando confirmada a presença do Senhor Presidente da Camara de Ribeira Grande, Eng. Orlando Delgado que dará testemunho da geminação do Municipio da Ribeira Grande em Santo Antão com Torres Novas, estando ainda representados outros municípios dos territórios parceiros que apresentarão as suas experiências no âmbito desta temática, em que o objetivo será a articulação dos diversos instrumentos de cooperação para otimizar o desenvolvimento dos territórios. Neste painel serão ainda apresentadas experiências de intercâmbio cultural e científico, nomeadamente na área do ensino universitário, contando desde já com a participação do Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Aveiro e Escola Agrária de Coimbra.

O Painel três será dedicado a perspetivar o futuro da cooperação no Quadro de Apoio 2030. Aqui serão apresentadas as conclusões dos Grupos de Trabalho organizados no dia anterior entre os participantes, mas também com as entidades da tutela, confirmando-se a presença do Engº. Rui Rafael, coordenador da área do desenvolvimento Local da AGPDR2020, bem como da Presidente da Federação Minha Terra, Engª Ana Paula Xavier.

O projeto de cooperação Terras da Lusofonia, insere-se na medida 10.3 – Cooperação dos GAL  do PDR2020, tendo como parceiros 21 entidades portuguesas (GAL – Grupos de Ação Local): ADIRN; ADDLAP; ADRIMAG; ADRIMINHO; ADL; ADRACES; ADER-AL; AVEIRO NORTE (AIDA); AVEIRO SUL (AIDA); APRODER; ADRITEM; BEIRA-DOURO; COIMBRA MAIS FUTURO; DESTEQUE; DUECEIRA; MONTE; PINHAL MAIOR; RUDE; SOL DO AVE; TAGUS; TERRAS DE SICÓ quatro parceiros de Cabo Verde: AGRORIG; COOPERATIVA MULHERES DO SAL – A INCUBADORA; ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA NATUREZA DE S. VICENTE; PROEMPRESA, um parceiro do Brasil, INSTITUTO GARBAGE e um parceiro de S. Tomé e Príncipe.

Apresenta como objetivos principais: Implementação e animação da "Casa da Lusofonia"; Disseminação e transferência de conhecimentos e competências; Fomento de trocas culturais e comerciais; Inclusão social; Estímulo à expansão dos agentes económicos; Apoio á criação de entrepostos comerciais; Reforço da capacidade técnica de gestão e coordenação; Consolidação de parcerias com entidades nos diferentes países parceiros; Promoção e divulgação dos territórios parceiros.

Transmissão em direto aqui.

Cartaz / Programa


 
PTIS - Campanha de Recolha de Bens PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Sexta, 17 Janeiro 2020 17:39

Encontra-se a decorrer, até ao dia 31 de janeiro de 2020, uma campanha de recolha de bens, integrada no PTIS - Projeto Transnacional de Inclusão Social.

Os bens recolhidos serão enviados para Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, sendo posteriormente distribuídos pelas comunidades mais carenciadas, através de entidades parcerias reconhecidas e com as quais a ADRIMAG estabeleceu protocolos.

Os locais de entrega dos bens são os seguintes:

  • Arouca – Sede da ADRIMAG – Praça Brandão de Vasconcelos (antiga cadeia) e CLDS4G AroucaInclui - Z. Industrial São Domingos
  • Castelo de Paiva – CLDS4G Projeto VIDA – Biblioteca Municipal
  • Castro Daire – CLDS4G Criar e Desafiar – Edifício Conde Ferreira (antigo Centro de Saúde)
  • São Pedro do Sul – CLDS 4G São Pedro do Sul – Rua Direita, nº 121
  • Sever do Vouga – CLDS4G Proxim'Idade – Av. Comendador Augusto Martins Pereira
  • Vale de Cambra - CLDS4G Vale +Social – Edf. Paços do Concelho, Vale de Cambra
Ver CARTAZ
 
ADRIMAG acolhe a primeira reunião do projeto "Cooperação 3G" PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Quinta, 17 Outubro 2019 13:27

A ADRIMAG acolheu nos dias 09 e 10 de outubro de 2019, a primeira reunião nacional do Projeto Cooperação 3G – Geoturismo, Geoeducação e Geoconservação, no âmbito da medida 10.3 do PDR2020, financiado pelo FEADER, que contou com a presença, para além da ADRIMAG, de elementos dos GAL DESTEQUE – Associação de Desenvolvimento da Terra Quente, DOURO HISTÓRICO, ADELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, ADELIAÇOR - Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, GRATER - Associação de Desenvolvimento Regional e ARDE - Associação Regional para o Desenvolvimento, as três últimas sedeadas nos Açores.

Este projeto visa a cooperação entre territórios que partilham características semelhantes, nomeadamente, o facto de serem territórios com alto valor natural, paisagístico, geológico, cultural, através da existência de Geoparques (Arouca Geopark, Terra de Cavaleiros Geopark e Açores Geopark, Araripe Geopark(Brasil)), aspiring Geopark Seridó(Brasil), territórios certificados com a Carta Europeia de Turismo Sustentável (Montanhas Mágicas, Parque Natural do Alvão), a Federação EUROPARC, e o GAL Cișmeaua Sudului, da Moldávia. Com este projeto, almeja-se o desenvolvimento de metodologias e, concretamente, atividades no âmbito da geoconservação, geoeducação e geoturismo.

No dia 09 de outubro decorreu a reunião de trabalho com os parceiros, durante a qual se fez um balanço da execução do projeto e se procedeu à calendarização das próximas atividades e definição de tarefas. Durante o dia 10, realizaram-se visitas a alguns geossítios emblemáticos do Arouca Geopark, com vista ao contacto com o trabalho realizado por este no âmbito do geoturismo, geoeducação e geoconservação.

Ver post
 
PTIS - Concurso “Crianças e Jovens: Direito a Direitos” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Quarta, 16 Outubro 2019 11:28

Prazo de pré-inscrição alargado até 14/11/2019

A ADRIMAG, através do PTIS - Projeto Transnacional de Inclusão Social, está a lançar o concurso “Crianças e jovens: direito a direitos”, dando a oportunidade de participação num Bootcamp de Empreendedorismo Social em Cabo Verde!

Se tens entre 18 e 23 anos, aproveita esta oportunidade e inscreve-te aqui!

O PTIS é um projeto de cooperação transnacional cofinanciado pelo PDR2020(Programa de Desenvolvimento Rural), no âmbito da Operação 10.3.1 - Cooperação Interterritorial e Transnacional dos GAL.

Tem como principais objetivos promover as atitudes empreendedoras, a agricultura familiar, a integração social de crianças e jovens, a capacitação das famílias e a proteção dos direitos das crianças e jovens, em Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Através deste concurso, pretende-se que os jovens dos 6 municípios abrangidos pela Cooperação do PDR2020 da ADRIMAG (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra) apresentem projetos de âmbito social e inovador possíveis de implementar em Cabo Verde.

O regulamento do concurso prevê qual o orçamento máximo que devem considerar e apela à inovação. O Júri irá selecionar os 2 jovens com melhores projetos de cada município.

Regulamento do Concurso “Crianças e Jovens: Direito a Direitos”
Formulário de pré-inscrição
Cartaz
 
PTIS - Concurso “Crianças e Jovens: Direito a Direitos” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Quarta, 24 Abril 2019 16:17

O projeto PTIS é um projeto de cooperação transnacional cofinanciado pelo PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural), no âmbito da Operação 10.3.1 - Cooperação Interterritorial e Transnacional dos GAL. Tem como principais objetivos promover as atitudes empreendedoras, a agricultura familiar, a integração social de crianças e jovens, a capacitação das famílias e a proteção dos direitos das crianças e jovens, em Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Uma das atividades a desenvolver no âmbito deste projeto é o Concurso “Crianças e Jovens: Direito a Direitos”, tem como finalidade promover as atitudes empreendedoras dos jovens portugueses e a proteção dos direitos das crianças e jovens de Cabo Verde.
Pretende-se com esta iniciativa fomentar entre os jovens portugueses o espírito competitivo, o trabalho em equipa e a criatividade, através da realização de projetos inovadores de intervenção social.

Regulamento do Concurso “Crianças e Jovens: Direito a Direitos”
Formulário de pré-inscrição
 


Pág. 1 de 8

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.