ADRIMAG

Temos 56 visitantes em linha
Entrada Todas as Notícias AroucaInclui CLDS+
Experiência Pioneira de Turismo Comunitário na Serra da Freita PDF Enviar por E-mail
Notícias - AroucaInclui CLDS+
Terça, 09 Junho 2015 14:05

No passado dia 30 de maio, o AroucaInclui (coordenado pela ADRIMAG), em parceria com a AGA - Associação Geoparque Arouca e a Câmara Municipal de Arouca, promoveu a realização de um percurso-piloto no âmbito do projeto de Turismo Comunitário desenvolvido nas aldeias do planalto da Serra da Freita.

Nesta atividade, as aldeias da Castanheira, Albergaria da Serra e Mizarela foram percorridas por um grupo de jovens do Lar de Infância e Juventude do Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda que, para além da visita à Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação, teve também a oportunidade de conhecer melhor as aldeias, o seu passado e as suas tradições. Assim, o roteiro incluiu a possibilidade de conversar com alguns habitantes e conhecer os saberes da criação de gado da raça arouquesa; a visita ao Café de Albergaria da Serra onde as memórias do tempo do minério e a observação de alguns artefactos antigos, conservados pelo seu proprietário fizeram o grupo recuar no tempo. Esta “viagem” foi ainda complementada com o registo fotográfico da aldeia de Albergaria da Serra, anterior ao séc. XIX. A atividade culminou na aldeia da Mizarela, onde os participantes “puseram as mãos na massa” na preparação de uma broa caseira, com direito a prova final, tendo como cenário a beleza natural da Serra da Freita.

Esta iniciativa teve como principais objetivos combater o isolamento social, valorizando e potenciando a cultura e os saberes da comunidade, promover o convívio intergeracional e a valorização de práticas tradicionais, bem como proporcionar a realização de um percurso piloto para que alguns habitantes pudessem experimentar a dinâmica do turismo comunitário.

VER FOTOS
 
Entrega de Prémios do Concurso Jovens Empreendedores em Arouca PDF Enviar por E-mail
Notícias - AroucaInclui CLDS+
Sexta, 05 Junho 2015 15:56

Decorreu na Loja Interativa de Turismo de Arouca, a sessão de encerramento e entrega de prémios do Concurso Jovens Empreendedores 2014/2015.

Promovido pela ADRIMAG, no âmbito do Projeto AroucaInclui, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e com a colaboração da AECA e dos agrupamentos de escolas de Arouca e Escariz, o Concurso pretendia incentivar os alunos de ensino secundário a refletirem de forma criativa sobre uma ideia de negócio.

O desafio lançado foi abraçado por 12 grupos de alunos, que após a conversão das suas ideias em papel, apresentaram e tentaram “vender” as mesmas ao público presente e especialmente ao júri do concurso.  A sessão contou ainda com a participação de Carlos Azevedo, Diretor Académico do IES, que motivou os alunos para atitudes empreendedoras.

A ideia vencedora foi A casa do Hamburguer Arouquês. Em segundo lugar ficou o grupo com a ideia de negócio de Espantalhos Móveis – Espanta Move, e em terceiro lugar ficou o grupo Triflorite com a ideia de recuperação de casas florestais para turismo.

No final da entrega de prémios, oferecidos pela Câmara Municipal de Arouca, os grupos vencedores receberam ainda um Vale de Apoio Técnico para consolidação e concretização de ideias de negócio, oferecido pela ADRIMAG.

Ver fotos...
 
Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Chave recebe academia Sénior de Arouca numa noite de partilha cultural PDF Enviar por E-mail
Notícias - AroucaInclui CLDS+
Sexta, 05 Junho 2015 15:30

No passado dia 30 de maio, a sede da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva (ACRD) de Chave foi o palco para uma noite de espetáculo, de cultura e de entretenimento. Partilharam-se conhecimentos, viajou-se pelo passado e animaram-se os presentes com cantigas de outrora.

A sessão iniciou-se com uma “evocação de Chave”, através das sábias reflexões do Prof. Brito Negrais de Pinho numa profunda incursão pela história e memórias daquela freguesia. Por seu turno, a Academia Sénior de Arouca apresentou algumas perspetivas históricas relativas à exploração do Volfrâmio no concelho de Arouca.

Para abrilhantar a noite, a Escola de Música da ACRD de Chave e o Grupo Coral da Academia Sénior de Arouca tocaram e cantaram um reportório de músicas tradicionais que fez o deleite dos presentes.

Esta iniciativa resulta da parceria entre a ADRIMAG - Projeto AroucaInclui e a Academia Sénior de Arouca, em estreita colaboração com a ACRD de Chave.

VER FOTOS
 
Encontros Empresariais, Perspetivas Locais – 1ª Edição PDF Enviar por E-mail
Notícias - AroucaInclui CLDS+
Terça, 02 Junho 2015 16:05

Realizou-se no passado dia 29 de maio, a sessão de informação sobre as medidas de apoio ao emprego e ao investimento, dirigida a empresários do concelho de Arouca, promovida pela ADRIMAG, no âmbito do projeto AroucaInclui, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca/GIP, a AECA, o IEFP e a VougaGeste.

Na sessão, moderada pela vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, os empresários debateram os apoios à contratação disponíveis no momento, as perspetivas em relação ao programa Portugal 2020 e trocaram experiências, dúvidas e anseios relativamente aos compromissos e às regras de acesso às medidas de apoio.

Ler mais e ver as fotos...
 
Ciclo Encontros Empresariais, Perspetivas Locais – 1ª Edição PDF Enviar por E-mail
Notícias - AroucaInclui CLDS+
Terça, 19 Maio 2015 11:03

Esta é uma iniciativa da ADRIMAG no âmbito do projeto AroucaInclui (CLDS+), em parceria com a Câmara Municipal de Arouca, o IEFP, a AECA e a VougaGeste.

A sessão é dirigida aos empresários do concelho de Arouca, sendo a inscrição obrigatória.

Inscreva-se aqui.

 


Pág. 1 de 8

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.